Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Os Desafios da Sociedade Não Têm Fronteiras: Impacto da Pesquisa Acadêmica Interdisciplinar em Políticas Públicas

por Rafael Borsanelli - publicado 22/04/2020 15:40 - última modificação 22/04/2020 15:57

Detalhes do evento

de 23/04/2020 - 09:00
a 23/04/2020 - 12:00

On-line

Sessão pública virtual de defesa da tese de doutorado

O impacto da pesquisa na sociedade é um tema que vem sendo amplamente discutido na última década com a preocupação, já de longa data, com o retorno social do financiamento público da ciência e em virtude da apreensão quanto à inclusão desse tipo de impacto para avaliação da pesquisa e direcionamento do financiamento. Para o âmbito de políticas públicas, especificamente, a questão do impacto está relacionada ao movimento de uso de evidências para informar políticas públicas (evidence-informed policy making). De modo geral, nas discussões sobre impacto da pesquisa na sociedade, a pesquisa interdisciplinar ganha destaque pelo seu potencial de resolver problemas complexos. Alguns autores afirmam que ela possui maior impacto quando comparado à pesquisa realizada em contexto disciplinar. Nesse sentido, o objetivo principal dessa pesquisa foi caracterizar o impacto da pesquisa acadêmica realizada em grupos interdisciplinares para políticas públicas no contexto brasileiro. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativa utilizando o método de estudo de casos múltiplos com seis grupos de pesquisa e estudo do IEA-USP.

Os grupos e os integrantes selecionados para entrevista foram escolhidos com base em dois aspectos: 1) diversidade de áreas do conhecimento (baseada na formação e atuação dos membros); 2) presença de membros do âmbito de políticas públicas. Foram realizadas 30 entrevistas com membros desses grupos, bem como coleta de dados documentais sobre os grupos e seus integrantes, buscando indicativos do impacto dos grupos em políticas públicas, da coprodução de conhecimento e do modo de geração de conhecimento interdisciplinar. Para a caracterização do impacto, utilizou-se como base o modelo conceitual proposto por Weiss (1979), o qual propõe uma representação do uso da pesquisa considerando três categorias: conceitual, instrumental e simbólico. Os principais resultados dessa pesquisa podem ser categorizados em três dimensões principais: 1) maior presença do impacto conceitual em todos os grupos; 2) impactos instrumentais estão mais presentes nos grupos com maior diversidade de disciplinas em sua composição e que coproduzem conhecimento com atores do âmbito de políticas públicas; 3) impacto depende das percepções dos pesquisadores sobre o diálogo com o âmbito de políticas públicas e a percepção da contribuição da pesquisa para essa esfera.

Expositora / Doutoranda

Luisa Veras de Sandes-Guimarães (FEA-USP)

Orientador

Guilherme Ary Plonski (EP, FEA e IEA-USP)