Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Decolonizando a Psicologia e sua História

Decolonizando a Psicologia e sua História

por Cláudia Regina - publicado 19/01/2021 17:00 - última modificação 16/11/2021 11:55

Detalhes do evento

de 06/10/2021 - 14:30
a 06/10/2021 - 16:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A categoria de decolonização surgiu a partir da revisão crítica da construção histórica da modernidade e de suas expressões na América Latina, Ásia e África. A compreensão do processo de modernização de sociedades tradicionais em termos de fenômeno planetário constituído por relações assimétricas de poder econômico e político, cuja implicação necessária seria a subalternização das práticas sociais e culturais e da própria subjetividade dos povos dominados, acarretou a consideração das tensões entre colonialidade e libertação como constitutivas da modernidade. Surgiu assim, a partir da crítica da imposição de padrões culturais exógenos em comunidades tradicionais, um conjunto de estudos a respeito da dialética da resistência à dominação cultural, que afeta também a própria dinâmica da produção científica em diversas áreas das ciências humanas. Dentre outros, Walter Mignolo investiga, na história da América Latina, os processos de constituição da colonialidade, enfatizando especialmente a construção das identidades latino-americanas. Lembre-se também a contribuição original do psicólogo Inácio Martin Baró, com a proposição de uma Psicologia da Libertação. Nessa perspectiva, a live debate como a questão da decolonização atravessa diversas áreas da psicologia (saúde mental, psicologia educacional, psicologia do desenvolvimento, psicologia social). Evidencia também a contribuição dos estudos históricos com foco nas relações entre a psicologia e o contexto sociocultural. A consolidação de uma visão decolonial da produção científica na área possibilitará a escuta e a compreensão da lógica social e cultural dos grupos oprimidos no Brasil e na América Látina.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação.

14h30

14h40