Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade

Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade

por Sandra Sedini - publicado 05/11/2020 10:00 - última modificação 09/11/2020 09:12

O curso Diálogos Interculturais, Migração e Mobilidade busca promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre a migração, o refúgio, o exílio e a apatridia. É resultado da parceria entre o grupo de pesquisa Diálogos Interculturais do IEA e a Universidade em Transformação: Desafios e Potencialidades, um ciclo de palestras e debates on-line promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e por quatro Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP: Brasil África, Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - Diversitas, Centro de Estudos Ameríndios - CEstA, e Produção e Linguagem do Ambiente Construído - NAPPLAC.

Temas como a cidade e a exclusão, racismo em tempos de pandemia, plurilinguismo e diversidade linguística, filosofia intercultural, estratégias de sobrevivência e dimensão do trabalho, o bairro do Bom Retiro e Luz, configurações identitárias, dimensão cultural e decolonialidade,  aspectos literários, estudos universitários, saúde e saúde mental serão tratados com especialistas nacionais e internacionais.

Nesta primeira parte do curso, de 11/11 a 04/12, especialistas de Brasil, Moçambique, Colômbia, Haiti, México, EUA, Cuba e Alemanha abordam temas importantes para compreender as dinâmicas dos diálogos interculturais, da migração e da mobilidade.

Parte I – 2º semestre de 2020

Parte II – 1º semestre de 2021

Objetivo

Oferecer um repertório advindo dos estudos sobre Família nas Ciências Humanas, com contribuições advindas da História, da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia e da Psicanálise, que organize um campo de diálogos com textos da Literatura Brasileira do século XX, através do qual se possam conhecer as concepções de família, relações e dinâmicas familiares mobilizadas nesses textos, bem como refletir sobre a constituição do sujeito moderno no Brasil a partir de suas configurações familiares, tais como se apresentam na literatura trabalhada. As análises a serem realizadas, ainda que priorizem a leitura desarmada dos textos literários selecionados, devem convocar e tencionar os estudos de família nos diversos campos do conhecimento, em diálogo com o contexto sociocultural brasileiro.

Inscrição

Não há inscrição prévia. Serão fornecidos certificados para quem apresentar 70% de presença. Formulário para emissão de certificado será disponibilizado no ato do evento.

Descritivo da Parte I

Aula 1

11/11, às 15h – Aspectos linguísticos - Incorporar a língua materna dos estudantes na vida acadêmica: uma transformação necessária

Profa. Dra. Mireya Cisneros Estupiñán – Professora de Linguística na Universidade Tecnológica de Pereira (Colômbia)

Prof. Dr. Miguel Figueroa Saavedra-Ruiz – Professor na Universidade Veracruzana (México), onde leciona sobre multilinguismo e comunicação intercultural; pesquisador no Instituto de Investigaciones en Educación

Profa. Tomazia Mataruca Nhazhilo – Professora na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique)

Mediação:
Prof. Dr. Paulo Daniel Elias Farah - Professor na FFLCH/USP, coordenador do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, coordenador do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) Brasil África/USP e do  Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Refugiados -Aprender na Comunidade da PRG/USP; Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Diversitas em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades/USP

Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto – Professor da Faculdade de Educação da USP

Aula 2

25/11, às 9h – Filosofia intercultural diante dos desafios do mundo atual

Prof. Dr. Raúl Fornet-Betancourt

Debatedora:

Profa. Dra. Giselle Moura Schnorr (Unespar)

Mediação:

Profa. Dra. Sylvia Duarte Dantas (Unifesp) - vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Aula 3

02/12, às 13h30 – Culturas em movimento: Ampliando as pesquisas em modos virtuais

Prof. Dr. Jeffrey Lesser – Professor catedrático de Estudos Brasileiros e diretor do Halle Institute for Global Research na Universidade Emory Atlanta, GA, EUA. Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Mediação:

Gabriel Mathias Soares (USP)

Aula 4

04/12, às 17h – Migração haitiana e Trabalho

Prof. Dr. Joseph Handerson – Professor na Universidade Federal do Amapá

Debatedora:

Profa. Dra. Adriana Capuano de Oliveira (Universidade Federal do ABC), membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Mediação:

Profa. Dra. Ligia Ferreira (Unifesp), membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.