Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Diálogos sobre Educação em Agroecologia

Diálogos sobre Educação em Agroecologia

por Fernanda Rezende - publicado 07/07/2015 17:45 - última modificação 03/02/2016 13:50

Detalhes do evento

de 16/09/2015 - 09:00
a 16/09/2015 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5°andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Vide programação.

Adicionar evento ao calendário

Para ampliar o debate sobre conceitos e práticas atuais em relação à Educação em Agroecologia, o seminário convidará pessoas envolvidas com o tema capazes de contribuir com experiências e reflexões sobre as questões pedagógicas referentes à agroecologia, relacionadas, sobretudo, à proposta de diálogo entre os distintos saberes, colaborando para a compreensão do panorama atual da educação em agroecologia. Entende-se que esta temática envolva distintas ações, instituições e setores, o que nos leva a trazer pessoas que atuem em distintos locais, como: universidades, movimentos sociais, organizações não-governamentais etc.

O seminário “Diálogos sobre Educação em Agroecologia” se propõe a trazer reflexões sobre as seguintes práticas/pensamentos:

- A Educação em Agroecologia no ensino formal: Como se dá, metodologicamente, a condução dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Agroecologia pelas instituições formais de ensino? Quais as considerações sobre a atual orientação política para o desenvolvimento da agroecologia no ensino formal?

- A Educação em Agroecologia no ensino informal: Como se dão os cursos em agroecologia no ensino informal (metodologias), como aqueles conduzidos por movimentos sociais, cooperativas e associações? Quais as contribuições destes para o desenvolvimento da agroecologia?

- A Educação em Agroecologia presente nos trabalhos de extensão rural pautada por princípios agroecológicos; extensão rural conduzida tanto por instituições governamentais, como por organizações da sociedade civil. Quais as bases pedagógicas adotadas, a orientação política atual para os serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) e as contribuições práticas e teóricas para a compreensão da temática?

Evento gratuito.

1ª Mesa

9h às 12h - A Educação em Agroecologia no Ensino Formal e Informal

Objetivo: Reflexão e discussão sobre os processos pedagógicos adotados pelas atuais instituições e organizações de ensino formal e informal, como aqueles conduzidos por organizações sociais. Quais as considerações sobre a atual orientação política para o desenvolvimento da agroecologia no ensino formal e informal? Qual a perspectiva desta atuação?

Palestrantes:

Fernando Silveira Franco (UFSCar)

Mirelle Gonçalves (ELAA/Via Campesina)

Rosiéle Cristiane Ludtke (MPA/RS)

2ª Mesa

14h às 18h - A Educação em Agroecologia Presente nas Experiências da Extensão Rural

Objetivo: Reflexão e discussão sobre as bases pedagógicas adotadas nas atividades de extensão rural; qual a atual orientação política e governamental para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); e as Contribuições Práticas e Teóricas para a Compreensão da Temática.

Palestrantes:

Beatriz Stamato (UEPB)

Sônia Maria Bergamasco (UNICAMP)

Valdemar Arl (Consultor Autônomo)

Wilon Mazalla Neto (UNICAMP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo