Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Economia Circular: Inovação em Modelos de Negócios e Oportunidades para o Brasil

por Sandra Sedini - publicado 21/07/2017 14:25 - última modificação 01/09/2017 14:35

Detalhes do evento

de 01/09/2017 - 08:00
a 01/09/2017 - 17:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A proposta deste evento parte do pressuposto de que qualquer sistema cujo fundamento seja o simples consumo, não o uso restaurativo de recursos, incorre em perdas significativas de valor. O conceito de Economia Circular (EC), restaurativa e regenerativa por princípio, busca manter de forma intencional, desde a concepção de novos negócios e produtos, os componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, o tempo todo. Configura-se como um ciclo contínuo de positivo desenvolvimento que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produtividade de recursos e minimiza riscos sistêmicos com a gestão de estoques finitos e fluxos renováveis.

A Economia Circular apresenta propostas aderentes às necessidades do mundo contemporâneo e das novas tendências de mercado. A partir da inovação para modelos de negócios circulares, como o Sistema Produto-Serviço, o compartilhamento, design voltado para a circularidade, reutilização, remanufatura e outros, muitos valores e oportunidades são criados.

Deste modo, o Workshop é dividido em três módulos temáticos:

Bloco I. Fundamentos da Economia Circular (*)

Bloco II. A Economia Circular no Brasil: casos de sucesso e modelos de negócios inovadores

Bloco III. Habilitadores da transição para a Economia Circular

Estes blocos contarão com apresentações de palestrantes do Brasil e do exterior, seguidas de debates entre eles e a audiência. Este Strategic Workshop propõe fomentar o diálogo entre Empresas, Governo, Setor Financeiro e Academia em torno das estratégias para o Brasil acelerar sua transição para Economia Circular, criando um ambiente favorável de nucleação de colaborações entre os participantes e para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa, inovação e desenvolvimento à longo prazo.

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 25 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares e o objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade..

Coordenação:

Aldo Ometto (EESC USP) e Weber Amaral (ESALQ USP)

Organização: Aldo Ometto (EESC USP), Weber Amaral (ESALQ USP) e

Hamilton Varela (PRP USP)

Evento público e gratuito | INSCRIÇÕES ENCERRADAS

(*) O primeiro bloco será realizado em inglês, sem tradução.

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 50 lugares

Credenciamento

Conferências Internacionais

Fundamentos da Economia Circular