Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Fundamentos para um Ecossistema Cibernético Saudável: da Segurança do Projeto à Operação de Sistemas e Aplicações

por Sandra Sedini - publicado 23/09/2021 13:45 - última modificação 13/10/2021 08:33

Detalhes do evento

de 15/10/2021 - 14:00
a 15/10/2021 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Segundo Encontro da Série “Desafios e Oportunidades ao Aperfeiçoamento da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética no Brasil"

Com a crescente proliferação das soluções e ferramentas de base tecnológica, o tema da Segurança Cibernética assume cada vez mais protagonismo nas sociedades contemporâneas. Por sua vez, as decorrentes vulnerabilidades afligem os setores público e privado, ensejando o surgimento de centenas de empresas dedicadas a prover produtos e serviços de segurança digital.

No âmbito governamental, em última análise o próprio atributo de soberania se vê afetado, dadas as dimensões daninhas à Segurança e à Defesa nacionais, ao se comprometerem conjuntos básicos de suprimentos, comunicação e logística ligados a estruturas sensíveis de mobilização e resposta.  Na agenda corporativa, o foco em Gestão de Riscos e Incidentes ligados à cibernética tornou-se urgente e, ademais, priorizado pelos consumidores, que cobram medidas de proteção de dados e de transações. Os ataques cibernéticos apresentam diferentes graus de sofisticação.

De fato, parcela considerável dos registros contemporâneos utilizam-se de expedientes rudimentares, explorando fraquezas e classes de vulnerabilidades similares à do primeiro incidente de larga escala, ocorrido em 1988, denominado de Morris Worm.

O presente encontro terá como objetivo mapear as possíveis causas desse cenário, buscando responder a, dentre outras, as seguintes questões:

Por que, apesar dos crescentes investimentos, a incidência e o escopo dos ataques cibernéticos não têm diminuído?

Quais as causas fundamentais da maior parte dos incidentes, destacando aqueles cuja priorização de resolução teriam o maior impacto para um ecossistema mais robusto, estável e resiliente?

Quais são os esforços necessários para identificar e atuar na causa raiz dos problemas, ao invés de se tratar somente os sintomas?

Como se construir um ecossistema mais robusto, estável e resiliente para a operação e proteção de ambientes complexos, um pré-requisito para o aumento da Segurança Cibernética das instituições?

Quais os papeis dos diferentes atores da sociedade e da economia de modo a que se concebam estratégias e políticas adequadas à indução dos investimentos necessários a se mitigar os problemas de segurança cibernética?

Quais os desafios para se qualificar profissionais com perfil adequado e os caminhos para se aperfeiçoar os processos de formação e expandir recrutamento e a qualificação?

Coordenação e Recepção:

Alberto Pfeifer (GACInt-IRI-USP)

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA/USP) e Demi Getschko (NIC.br)

Exposição:

Cristine Hoepers (Gerente Geral do Centro de Estudos, Resposta e
Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, CERT.br/NIC.br)

Tiago Sell Iahn (Gerente de Departamento, Superintendência de
Segurança da Informação, SERPRO)

Adriano Cansian (Coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança
do CGI.br, Professor da Unesp Campus São José do Rio Preto)

Somente para convidados