Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Educação e Clima

Educação e Clima

por Sandra Sedini - publicado 04/09/2019 14:45 - última modificação 22/10/2019 10:29

Detalhes do evento

de 18/09/2019 - 14:00
a 18/09/2019 - 17:30

Onde

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, Sâo Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Movimentos e greves globais pelo clima têm acontecido de forma cada vez mais organizada e com mais frequência, liderados principalmente por estudantes da educação básica de países europeus, para pressionar os governos e empresas a agirem com urgência em prol das reduções dos gases de efeito estufa. A complexidade acerca da temática das mudanças climáticas afeta diversos indivíduos e grupos sociais, nos quais há participação de um maior número de atores sociais na procura de possibilidades e alternativas de adaptação e mitigação para as incertezas impostas. Para isso, devem ser criados espaços que garantam o diálogo e a reflexão.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030, lançados em 2015 pela ONU, propõem a construção de uma nova forma de governança por meio de diversas metas que envolvem a ação conjunta de governos, empresas, escolas e sociedade civil. O ODS 13 – Combate às mudanças climáticas – em especial, prevê alcançar a meta 13.3: “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima”, sendo uma das estratégias para a construção de conhecimento e planos de adaptação feitos de forma coletiva.

O envolvimento da sociedade civil na agenda climática, apesar de pequeno, está ampliando sua notoriedade por meio da juventude. No dia 15 de março de 2019, mais de um milhão de crianças e jovens participaram da Greve Global pelo Clima. A mobilização global dos jovens tem como pauta principal a crítica aos adultos, principalmente os tomadores de decisões de seus países, que estão deixando um mundo cada vez mais impactado pelo aquecimento global, sem se comprometerem com a agenda climática.

O encontro Educação e Clima tem como objetivo reunir a ciência e a sociedade à luz das mobilizações dos jovens em prol de ações para a agenda climática, dando voz àqueles que estão na prática de atividades sobre educação e clima.

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir on-line

Programa USP Cidades Globais

MacroAmb/FAPESP