Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event

4th Conference The Covid-19 Pandemic Is Not Only a Viral Event

por Sandra Sedini - publicado 26/11/2021 16:35 - última modificação 12/04/2022 10:16

Detalhes do evento

de 09/12/2021 - 13:30
a 10/12/2021 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021, o IEA e o Institute on Inequalities in Global Health/University of Southern California (USC) realizam a 4ª conferência internacional The Covid Pandemic is not a viral event, que seguirá discutindo os novos desafios para o controle da pandemia de Covid-19. Com apoio da USC, este webinário terá transmissão ao vivo pela internet, com tradução simultânea, sem necessidade de inscrição.

“Especialmente quando a nova variante é identificada, e permanece a desigualdade no acesso à vacinação e à prevenção integral, mais uma vez se evidencia que nenhum país sairá sozinho desta crise e o debate que soma a perspectiva internacional é fundamental", ressaltam as professoras Vera Paiva, participante do Programa Ano Sabático do IEA e do Instituto de Psicologia (IPUSP) e Lorena  Barberia, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que coordenam o ciclo de eventos.

Na quinta-feira (9/12), das 13h30 às 19h, pesquisadores norte-americanos e franceses debaterão com colegas brasileiros e gestores atuantes em secretarias de saúde os desafios da vacinação, o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis e a Covid longa.

Na sexta-feira (10/12), das 9h às 17h30, o seminário terá início com uma conversa sobre Covid longa com Nisreen Alwan, da University of Southampton, e Anna Sara S. Levin, do Hospital das Clínicas da USP. Em seguida, será discutido como a promoção da saúde reprodutiva tem sido afetada pela Covid. No período da tarde, haverá um diálogo com gestores para tratar da implementação da testagem como política pública. O ciclo de debates será encerrado com o debate sobre a prevenção e o cuidado integral, considerando sindemias locais – caracterizada pela interação mutuamente agravante entre problemas de saúde, a crise socioeconômica e o aumento da desigualdade.

Essa série de webinários valoriza a participação de pesquisadores que compreendam os determinantes sociais e políticos da infecção pelo Sars-Cov-2 e do adoecimento por Covid-19, a produção das ciências sociais e ancoram sugestões para políticas públicas em abordagens baseadas em direitos humanos.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento em inglês e português | Com tradução

Evento on-line | Não haverá certificação

Apoio

9 de dezembro, quinta-feira

13h30

Abertura: Vera Paiva (IEA/IP-USP)

Mesa I. A necessidade de construir coalizões para a ação na resposta à Covid-19

Sofia Gruskin (USC/Medical School/Institute on Inequalities in Global Health) e Lorena  Barberia (FFCLH/USP)

14h

Mesa II. Imunidade, vacinação e desafios para 2022

Cristina Bonorino (UFCSPA)

Guilherme Werneck (UFRJ)

Lourdes Baezconde-Garbanati (USC)

Jeff Klausner (USC)

Simone Fonseca (UFG)

15h30

Mesa III. O impacto da Covid-19 em populações em maior vulnerabilidade à sindemia em curso

Exposição:

Dulce Ferraz (GP Health/Université de Lausanne)

Xavier Mabire (Université de Lausanne/Lumière Lyon 2)

Laura Ferguson (USC)

Kayla de La Haye (USC)

Moderação:

Ivan França Junior (FSP/USP)

17h15

Mesa IV. O desafio da Covid longa

Marta Imamura (HC/FM/USP)

Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho (FM/USP)

Caitlin Mcauley (USC)

Aluísio Segurado (FM/USP)

18h30

Mesa V. Encerramento

Howard Hu (USC) e Vera Paiva (IEA/IP-USP)

10 de dezembro, sexta-feira

9h30

Mesa VI. Conversação sobre Covid longa

Nisreen Alwan (University of Southampton) e Anna Sara Levin (HC/FM/USP)

10h15

Mesa VII. Justiça Reprodutiva e Covid-19

Cristiane Cabral (FSP/USP)

Alejandra López Gómez (Universidad de la Republica, Uruguay)

Moderação:

Emanuelle Freitas Góes (CIDACS/Fiocruz-BA)

Intervalo

14h

Mesa VIII. Comunicação pública sobre a pandemia de Covid-19: o que aprendemos em 2021?

Conversando com Natalia Pasternak (IQC-ICB/USP-Columbia University)

Moderador:

Herton Escobar (Jornal USP)

14h30

Mesa IX. Testagem como política pública: quando vamos conseguir?

Exposição:

Nésio Fernandes de Medeiros Junior (Secretaria de Saúde do Estado do ES)

Eliana Mori Honain (Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara)

Carolina Lázari (HC/FM/USP)

Moderação:

Maria Claudia Stockler de Almeida (HC/FM/USP)

16h30

Mesa X. Encerramento

Os desafios de uma abordagem sindêmica para a prevenção integral da Covid-19

José Ricardo Ayres (FM e IEA/USP) e Vera Paiva (IP e IEA/USP)