Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical

Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical

por Sandra Sedini - publicado 28/09/2021 10:25 - última modificação 27/10/2021 13:31

Detalhes do evento

de 04/10/2021 - 10:00
a 04/10/2021 - 12:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Caracterizada pela grande variedade ambiental, sociocultural e de condições institucionais de suas sub-regiões, a Amazônia é marcada também por transformações econômicas e ambientais, entre elas o desmatamento intenso e a urbanização.

Com o objetivo de coletar, organizar e disponibilizar informações sobre a região produzidas nos últimos 40 anos, e dessa forma fomentar futuras estratégias, políticas e programas, o IEA lançou em 2009 o Programa “Amazônia em Transformação: História e Perspectivas”. Este programa tem como coordenadora geral Maritta Koch-Weser, presidente da Earth3000, e José Pedro de Oliveira Costa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, como coordenador adjunto.

Emissões oriundas de perda de florestas somam 12-17% de todas emissões globais anuais de CO2 (quase equivalentes às emissões globais da frota de veículos). A Amazônia tem enorme importância para o clima mundial. A profissionalização cada vez maior no manejo florestal sustentável é fundamental para valorizar a floresta-em-pé e seus serviços ambientais.

Investimentos visando um desenvolvimento científico numa das regiões com a mais alta biodiversidade, e uma bioeconomia em base da floresta-em-pé e dos recursos aquáticos estão entre as alternativas mais promissoras para uma contenção de emissões de CO2, através de reduções na taxa de desmatamento e de queimadas.

Um caminho ao crescimento sustentável da economia na Amazônia requer, entre outros, o desenvolvimento de um currículo multidisciplinar – uma especialização em Rainforest Business.

Nesse contexto, a Profa. Maritta Koch-Weser, irá apresentar a Escola de Negócios por ela idealizada.  A Rainforest Business School contribui com uma estratégia de defesa da floresta tropical, na medida que ganhos sustentáveis em base de produtos de floresta-em-pé chegariam em níveis competitivos com ganhos de, por exemplo, cultivo de soja ou agropecuária.

Para tanto, é preciso contemplar igualmente o acesso mais pleno da região à infraestrutura, serviços públicos e de comunicação. Trazer renda para a população que habita nossas florestas é a melhor forma de garantir sua proteção.

A apresentação da Rainforest Business School será seguida por uma fala e comentários do Professor José Pedro Costa, que utilizando os primatas como exemplo, discutirá como a proteção e visitação à biodiversidade podem ser atrativos de negócios.

José Pedro de Oliveira Costa (IEA-USP) e Guilherme Ary Plonski (IEA-USP)

Exposições:

Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical

Maritta Koch-Weser (IEA-USP)

Comentários:
José Pedro Costa (IEA-USP)

Negócios para a Conservação de Primatas

Leandro Jerusalinsky (ICMBio/CPB e IUCN/SSC/PSG)

Comentários:
Maritta Koch-Weser (IEA-USP)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia