Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo?

Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo?

por Cláudia Regina - publicado 05/02/2018 08:55 - última modificação 11/05/2018 13:23

Detalhes do evento

de 12/03/2018 - 09:00
a 12/03/2018 - 17:00

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este seminário fecha o ciclo iniciado em 2017 pelo Grupo de Estudos da Educação Básica Brasileira sobre os desafios reais da educação no país, a saber: a formação e condições de trabalho do magistério, os critérios de qualidade, as tecnologias e o marco legal.

Este último busca superar o problema aparente, causado pela divulgação dos resultados de avaliações periódicas, realizadas por diversas instâncias, nacionais e internacionais, de que o sistema educacional brasileiro é um completo fracasso. A generalização decorrente dos indicadores divulgados faz com que a aparência seja a de terra arrasada: não existiriam boas escolas, ou seu número seria quase desprezível. Não é o que efetivamente ocorre.

Existem no país muitas escolas boas funcionando regularmente, realizando projetos de natureza diversa, tanto no ensino público quanto no setor privado, tanto entre as escolas laicas quanto entre as confessionais. Também existem no Brasil excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como museus, centros de ciências, centros culturais e poliesportivos. O que todas essas iniciativas têm em comum é que criam novos conceitos, processos, estruturas e metodologias que reconhecem os interesses e a criatividade dos estudantes, fortalecem a participação e, consequentemente a responsabilidade, de estudantes, professores, funcionários e famílias; criam ambientes onde prevalecem a colaboração, a empatia, a transparência e a descentralização.

Ao conferir mais destaque ao desempenho negativo, os programas governamentais buscam homogeneizações e simplificações, ao invés de aumentar a potência dos múltiplos exemplos de experiências boas, inovadoras e criativas, que precisam ser reconhecidos e amplificados, nos diferentes níveis de ensino. O problema real a ser enfrentado é, portanto, encontrar caminhos e estratégias para que as boas organizações sejam reconhecidas, articuladas e, além de inspirar outras escolas e programas, possam oferecer subsídios para que se eliminem as barreiras a sua multiplicação, transformando as condições de trabalho do magistério e demais profissionais envolvidos, o marco legal que regulamenta a educação básica no país, os critérios de qualidade e os instrumentos para sua verificação. Este é objetivo do seminário: conhecer estas experiências, os desafios por elas enfrentados e debater as transformações necessárias para que elas deixem de ser minoria na educação pública brasileira.

Evento público, gratuito, com inscrição prévia

Público online não há necessidade de se increver

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo