Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Estratégias Tecnológicas da Desinformação

Estratégias Tecnológicas da Desinformação

por Sandra Sedini - publicado 14/07/2021 11:05 - última modificação 27/10/2021 13:54

Detalhes do evento

de 19/08/2021 - 09:30
a 19/08/2021 - 11:30

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

As Estratégias Tecnológicas da Desinformação designam o vasto conjunto de procedimentos incorporados às máquinas, aos algoritmos e a ferramentas de Inteligência Artificial que, acoplados aos apelos pulsionais tão próprios das redes sociais, privilegiam o fluxo e a disseminação de conteúdos manipulados.

A desinformação resulta da fissura entre os enunciados e o conhecimento objetivo dos fatos e dos acontecimentos, de tal manobra que o discurso não descreve o que se passa na realidade, mas, ao contrário, emula medos, preconceitos e ódios irracionais.

De maneiras diversas, a desinformação que se alastra favorece os interesses articulados em torno do propósito de solapar a democracia e reduzir a política ao fanatismo.

O evento integra um ciclo de mesas redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia.

O ciclo acontecerá entre julho e novembro de 2021 e introduzirá alguns dos temas que serão discutidos durante o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021.

Para saber mais sobre o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, visite a página do evento

Exposição 1:

Miguel Lago (School of International and Public Affairs, Universidade de Columbia e  École d’Affaires Publiques de Science Po Paris)

Como as novas estratégias tecnológicas da desinformação afetam a relação governante-governado?

Temos cada vez mais estudos sobre poder computacional, arquitetura das redes sociais, inteligência artificial e sobre o uso de robôs para a proliferação de desinformação. Um ângulo, no entanto, pouco explorado nessa literatura é a mudança provocada por esses fenômenos na relação entre representante e representado. O professor de filosofia Luciano Floridi, da Universidade de Oxford, defende a ideia de que entramos na hiper-história, onde todas as relações sociais sofreram importantes mutações. No campo político, ele sustenta a tese de que o “consent of the governed” mudou totalmente de natureza: o engajamento a associações teria sido suplantado pelo engajamento a causas (Floridi, 2016). Na contracorrente, a literatura sobre arquitetura de mídias sociais sugere uma afinidade entre populismo personalista e mobilização digital (Gerbaudo, 2017). Afinal, existe uma nova relação entre governado-governante própria a era digital?

Textos indicados de Miguel Lago:

Exposição 2:

Nina Santos (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e Centre d'Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias - Université Paris II).

Invisibilização como estratégia: A desinformação pode se esconder nos caminhos tecnológicos

O processo de desinformação envolve uma miríade de atores – de cidadãos comuns a representantes políticos – e de comportamentos – de um simples reencaminhamento de mensagem a operações coordenadas bastante complexas. Nessa interação multifacetada, as estratégias tecnológicas têm, certamente, um papel central. Elas muitas vezes passam despercebidas e acabam sendo vistas como naturais, neutras, parte constituinte do mundo digital, mas na verdade trata-se de escolhas estrategicamente orientadas. Portanto, olhar o que está por trás das cortinas é não apenas uma forma de fazer um diagnóstico preciso da circulação informativa hoje, como também de formular alternativas para ela. Nesse sentido, propomos três elementos centrais para pensar como a invisibilização tecnológica afeta a circulação informativa. Começamos no poder mediador das plataformas, passamos pela volatilidade como estratégia de perenização do conteúdo e chegamos à monetização como tema tabu.

Texto indicado de Nina Santos:

Moderação:

Eugênio Bucci (IEA e ECA USP)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação