Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Por que o Cristianismo Evangélico Melhora a Vida do Pobre Brasileiro - Um Relato de Caso da Bahia

por Sandra Sedini - publicado 16/05/2022 11:55 - última modificação 19/05/2022 15:08

Detalhes do evento

de 19/05/2022 - 15:00
a 19/05/2022 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade realiza seu sexto evento do Ciclo Anual 2021-2022, o qual contará com a participação de Juliano Spyer, que proferirá a conferência Por que o cristianismo evangélico melhora a vida do pobre brasileiro - um relato de caso da Bahia.

Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Spyer é antropólogo, escritor e educador. Atualmente se dedica ao estudo dos consumidores emergentes, cristianismo evangélico e mídias sociais. Em 2019, recebeu o prêmio de inovador político do ano, concedido pela Washington Academy of Political Arts and Sciences, por usar metodologias de antropologia digital para acompanhar a eleição presidencial de 2018 no Brasil. Mestre e doutor pela University College, London, é coordenador do Observatório Evangélico. Em 2021 seu livro Povo de Deus foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas.

Juliano Spyer apresentará, em sua conferência, relatos etnográficos sobre o convívio com evangélicos de duas igrejas, uma protestante histórica e uma pentecostal, resultado de uma pesquisa sobre as consequências do uso da internet para brasileiros pobres, que durou 18 meses, em um bairro do extremo norte da área metropolitana de Salvador.

Segundo o pesquisador, se a curva de crescimento se mantiver, em 2032 o maior país católico do mundo terá maioria de protestantes. “Não compete ao sociólogo prever o futuro, mas ele pode apontar outras narrativas possíveis sobre como o protestantismo influenciará o Brasil nas próximas décadas.”

Exposição:

Juliano Spyer (UFRJ)

Coordenação:

André Chaves de Melo Silva (Coordenador Acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Vinícius Mota (Secretário de Redação da Folha de S. Paulo)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação