Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Lavagem Sem Água e Outras Histórias de Inovação: Acelerando a Pesquisa em Inovação Social

por Leila Costa - publicado 29/04/2014 15:30 - última modificação 15/10/2015 17:16

Detalhes do evento

de 12/05/2014 - 15:30
a 12/05/2014 - 17:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Participantes

Richard A. Williams (Universidade de Birmingham), Mario Sergio Salerno (EP e IEA) e Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes (EP e IEA)

Adicionar evento ao calendário

Há uma necessidade global de se maximizar a sustentabilidade social de alimentos, energia e água. Esta palestra apresenta duas histórias "extraordinárias" de inovação que impactam o meio ambiente. Ambas surgem da pesquisa universitária fundamental que está sendo traduzida para a sociedade. Ambas apresentam inovações radicais que rompem com as práticas sociais atuais.

A primeira história irá descrever o desenvolvimento e a industrialização de um método de lavagem novo para aplicação doméstica e industrial. Praticamente livre da utilização de água, ele ainda economiza energia¹. Será descrita a trajetória desde sua descoberta até a sua comercialização.

A segunda descreverá um método para o armazenamento de energia no ar líquido (que é arrancado da atmosfera), proporcionando fornecimento de refrigeração². Ele fornece a base para um novo e importante centro da Universidade de Birmingham, reconhecido e financiado como uma das "Oito Grandes Tecnologias Britânicas"³.

A palestra destacará as questões relacionadas com a procura pela aplicação de ideias radicais e o papel das universidades, governo e parceiros industriais para trabalharem em conjunto com a finalidade de fazer inovações de ruptura comercial ganharem força na sociedade. Ambas as histórias ainda estão em sua fase inicial mas ilustram o potencial de verdadeiro impacto global em termos de energia e meio ambiente.

Participantes

Richard A. Williams (Universidade de Birmingham)
Mario Sergio Salerno (EP e IEA)
Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes (EP e IEA)