Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Aquecimento Global e Mudanças Climáticas

Aquecimento Global e Mudanças Climáticas

por Leila Costa - publicado 10/09/2013 10:55 - última modificação 05/09/2014 15:25

Detalhes do evento

de 06/11/2013 - 10:00
a 06/11/2013 - 13:00

Onde

Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física da USP, Rua do Matão, Travessa R, nº 187, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Participantes

Alexandre Costa (Uece), Hugh Lacey (Swarthmore College e IEA) e José Corrêa Leite (IEA).

Adicionar evento ao calendário

O tema em discussão desperta atenção crescente em função do aquecimento global decorrente da emissão de gases do efeito estufa pela queima de combustíveis fósseis, que apontam para cenários críticos dentro de poucas décadas. A recente publicação da primeira parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas reafirma as conclusões dos relatórios anteriores e eleva o grau de certeza sobre elas. A necessidade de medidas para uma rápida mudança do modelo energético fossilista dominante é urgente.

Mas o que se expressa na ação governamental e no debate na sociedade é algo muito menos claro: manutenção e crescimento das emissões, que chegaram este ano ao limiar simbólico de 400 partes por milhão de carbono (enquanto setores importantes da comunidade científica sustentam que o nível seguro para impedir mudanças drásticas é 350 ppm); contínuo destaque dado pela mídia aos “céticos do clima” (uma ínfima minoria dos cientistas da área que atuam como “mercadores da dúvida”); intensificação, no caso do Brasil, do modelo energético vigente.

Nesse marco, a interface entre ciência do clima, modelos de desenvolvimento e políticas específicas se torna crucial, demandando uma abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Para tanto, o Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia convida o físico Alexandre Costa para atuar como debatedor em seminário a realizar-se em 6 de novembro. Doutor em ciências atmosféricas e professor titular da Universidade Estadual do Ceará, Alexandre é integrante do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas – que acaba de divulgar o seu primeiro relatório de avaliação nacional.

O seminário contará também, como debatedores, com o pesquisador José Correa Leite e com o professor Hugh Lacey, que dialogarão com o professor Alexandre Costa sobre as implicações epistemológicas e axiológicas das ciências do Sistema Terra a partir das discussões que vêm sendo acumuladas no âmbito do Projeto Temático “Gênese e significado da tecnociência: das relações entre ciência, tecnologia e sociedade” (Processo Fapesp 2011/51614-3).

Através do e-mail leila.costa@usp.br

Participantes

Alexandre Costa (Uece)
Hugh Lacey (Swarthmore College e IEA)