Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / O Arquivo Apartheid: Racismo, Memória e Pertencimento entre Sul-Africanos na Austrália

por Sandra Sedini - publicado 05/08/2014 00:25 - última modificação 15/09/2014 11:04

Detalhes do evento

de 09/09/2014 - 19:00
a 09/09/2014 - 21:30

Onde

Instituto de Química - Prédio do Queijinho - sala A5 - Av Prof Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Christopher Sonn

Adicionar evento ao calendário

Já são 20 anos desde a remoção do sistema de apartheid, mas os padrões raciais de desigualdade social ainda persistem na África do Sul. Raça e classe continuam a moldar as relações e subjetividades, mas outros símbolos para inclusão e múltiplo pertencimento estão também sendo construídos por processos contínuos da formação nacional. Para aqueles que emigraram da África do Sul há processos psicossociais específicos, arranjos sociais estruturais e sistemas de sentidos que precisam ser negociados, incluindo a relação com o país natal.

Nesta conferência, Christopher Sonn irá apresentar o projeto Arquivo Apartheid, que busca expandir a história oficial através da inclusão da história de vida durante o Apartheid. O foco será sobre as histórias daqueles que imigraram para a Austrália, para ilustrar o papel que as lembranças da  terra natal desempenham na negociação do pertencimento e identidade no contexto 'multicultural' australiano.

Conferencista
Christopher Sonn (Victoria University, Austrália)

Moderadora
Sylvia Dantas (IEA e Unifesp)

Debatedoras

Adriana Capuano de Oliveira

Ligia Fonseca Ferreira

Maura Pardini Bicudo Véras

Através do e-mail sedini@usp.br.

Evento será em inglês, com tradução simultânea.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo