Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Colóquio Internacional "Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade"

Colóquio Internacional "Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade"

por Leila Costa - publicado 21/08/2013 16:15 - última modificação 03/08/2018 17:04

Detalhes do evento

de 25/09/2013 - 08:45
a 26/09/2013 - 17:45

Onde

Av. Libertador Bernardo O'Higgins, 3363, Citecamp, Segundo Piso, Universidade de Santiago, Chile

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

“Humanos e animais: os limites da humanidade” continua, em um plano mais amplo, uma pesquisa começada há mais de uma década e que contou, em suas sucessivas etapas, com o apoio do Fondo Nacional de Investigación, Ciencia y Tecnología, da República do Chile e, atualmente, com a colaboração do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Seu eixo era a relação entre algumas teorias neoescolásticas sobre a humanidade dos índios americanos e a dificuldade que a modernidade iluminista tinha para conceber uma humanidade distinta dos padrões ditados pela filosofia do progresso e da razão. Nesse debate, já antigo, o animal surgia repetidamente como fronteira perigosamente permeável do humano (por exemplo, em autores que vão de Ginés de Sepúlveda a Rousseau). Desse modo, muito antes das reflexões nietzscheanas e heideggerianas sobre a relação entre o animal e o humano, muito antes da desconstrução da metafísica e, antes, também, da revolução copernicana realizada por Darwin, o animal surgia como contra cara de nossa própria espécie, capaz de reconfigurá-la e desconfigurá-la. Em uma etapa posterior, analisamos a teoria da globalização, cujos antecedentes apareciam em textos em aparência, mas só em aparência, tão diversos como os de Kant, Condorcet ou Marx, onde aparecia, por omissão ou referência explícita, a ausência ou o desprezo pelos povos americanos e, de maneira general, por todos os povos colonizados pela Europa. Também emergiram perguntas ligadas aos conhecimentos atuais de biologia e genética, que vinculam e separam, ao mesmo tempo, alguns animais e o homem. A partir daí surgiram, de maneira natural, uma série de perguntas, que o projeto “Humanos e animais: os limites da humanidade” procura explorar.

Evento aberto ao público.
Inscrições com Sasha Paulsen: sasha.paulsen@usach.cl

Projeto Temático Fapesp 2011/51614-3 Instituto de Estudos Avançados da USP