Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade - Terceira Conferência

Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade - Terceira Conferência

Detalhes do evento

Quando

de 22/05/2013 - 09:30
a 22/05/2013 - 12:30

Onde

Sala de Eventos - IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

(11) 3091 1681

Participantes

Eliane Sebeika Rapchan (Universidade Estadual de Maringá)

Adicionar evento ao calendário

Tema

Primatologia, “culturas” não humanas, novas alteridades e etnografia

Resumo

De modo semelhante aos rompantes etnocêntricos de uma cultura humana frente a outras, as relações entre humanos e primatas não-humanos incluem um estranhamento pontuado por atração e repulsa, identificação e diferenciação. A ciência, a arte e os mitos são expressão viva e atualizada disso. Desde 1960, a primatologia destaca-se nesse cenário por contribuir significativamente para a revisão das definições sobre o comportamento dos primatas e, consequentemente, para a redefinição do humano tendo, inclusive, apresentado a polêmica proposição de existência de “culturas” de animais não humanos. Na mesma direção, a aproximação entre humanos e primatas não-humanos parece inexorável e irreversível. Assim, constitui-se uma nova Alteridade, um novo Outro (não-humano), carregado de significados. Isso inclui a reformulação das representações que fazemos deles, das categorias de classificação nas quais os inserimos e de seus direitos. Quando o desafio é dirigido a situações de pesquisa antropológica que enfoquem as relações entre os seres humanos e os outros primatas, a consciência de que o registro etnográfico descreverá a relação humano-primata e será uma construção empírica, perceptual e teórica deve ser igualmente aguda. Dado o tipo particular de relação que os humanos estabelecem com os outros primatas, pautado num universo fronteiriço de incômodas semelhanças e diferenças, constituem-se aí coletivos híbridos em que há interações possíveis, mas não se conhece ainda exatamente o seu alcance ou sua profundidade.

Palavras-chave

Alteridade, animalidade, coletivos híbridos, culturas de chimpanzés, etnografia, híbridos, humanidade, relações entre humanos e não humanos.

Inscrições

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo