Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade - Terceira Conferência

Ciclo Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade - Terceira Conferência

por Leila Costa - publicado 11/03/2013 18:55 - última modificação 03/08/2018 17:00

Detalhes do evento

de 22/05/2013 - 09:30
a 22/05/2013 - 12:30

Onde

Sala de Eventos - IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

Eliane Sebeika Rapchan (Universidade Estadual de Maringá)

Primatologia, “culturas” não humanas, novas alteridades e etnografia

Resumo

De modo semelhante aos rompantes etnocêntricos de uma cultura humana frente a outras, as relações entre humanos e primatas não-humanos incluem um estranhamento pontuado por atração e repulsa, identificação e diferenciação. A ciência, a arte e os mitos são expressão viva e atualizada disso. Desde 1960, a primatologia destaca-se nesse cenário por contribuir significativamente para a revisão das definições sobre o comportamento dos primatas e, consequentemente, para a redefinição do humano tendo, inclusive, apresentado a polêmica proposição de existência de “culturas” de animais não humanos. Na mesma direção, a aproximação entre humanos e primatas não-humanos parece inexorável e irreversível. Assim, constitui-se uma nova Alteridade, um novo Outro (não-humano), carregado de significados. Isso inclui a reformulação das representações que fazemos deles, das categorias de classificação nas quais os inserimos e de seus direitos. Quando o desafio é dirigido a situações de pesquisa antropológica que enfoquem as relações entre os seres humanos e os outros primatas, a consciência de que o registro etnográfico descreverá a relação humano-primata e será uma construção empírica, perceptual e teórica deve ser igualmente aguda. Dado o tipo particular de relação que os humanos estabelecem com os outros primatas, pautado num universo fronteiriço de incômodas semelhanças e diferenças, constituem-se aí coletivos híbridos em que há interações possíveis, mas não se conhece ainda exatamente o seu alcance ou sua profundidade.

Palavras-chave

Alteridade, animalidade, coletivos híbridos, culturas de chimpanzés, etnografia, híbridos, humanidade, relações entre humanos e não humanos.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo