Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Fronteiras e Convergências entre Neurociências e Comportamento: Desafios Metodológicos e Teóricos na Geração de Conhecimento

por Sandra Sedini - publicado 11/02/2014 16:50 - última modificação 30/09/2015 13:26

Detalhes do evento

de 11/04/2014 - 09:30
a 11/04/2014 - 13:00

Onde

Sala de eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Paul Frankland
Patricia Izar
Jerry Hogan

Adicionar evento ao calendário

Este evento representa uma iniciativa de apresentar uma discussão entre aspectos comuns e divergências da Neurociência dita hard, baseada em estudos moleculares e laboratoriais, e uma perspectiva mais comportamental baseada em estudos de campo etológicos.

Um aspecto interessante desta discussão seria propor uma aproximação entre áreas que são convergentes, mas por motivos históricos e por vieses ligados ao “confirmatory bias”. Este viés, aplicado à pesquisa, caracteriza-se por uma tendência dos indivíduos em buscar acompanhar apenas os trabalhos relacionados com suas atividades pregressas e também com suas posturas metodológicas, centrados em grupos de pesquisa semelhantes.

A possibilidade de um seminário como esse é uma boa oportunidade para alunos de pós-graduação, tanto da Neurociência quanto Etologia, promoverem uma discussão interdisciplinar que pode gerar bons insights entre as disciplinas, além de criar novas possibilidades de interlocução e discussão tanto dos dados encontrados no campo quanto no laboratório.

Jerry Hogan

Debatedores

Paul Frankland

Patricia Izar

Evento aberto, sem inscrição prévia e com transmissão pela web.

Haverá tradução simultânea.

Capacidade do auditório: 30 lugares.