Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Lançamento do Livro "Veredas da Mudança na Ciência Brasileira: Discurso, Institucionalização e Práticas no Cenário Contemporâneo"

por Leila Costa - publicado 15/10/2013 20:55 - última modificação 15/10/2013 21:12

Detalhes do evento

de 18/10/2013 - 18:00
a 18/10/2013 - 20:00

Onde

Livraria João Alexandre Barbosa - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 78, Cidade Universitária, USP, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Capa do livro - Veredas da mudança na ciência brasileira

Sobre o livro
Com base na investigação das práticas de pesquisa dos cientistas do Laboratório Nacional
de Luz Síncrotron, Maria Caramez Carlotto analisa o processo de transformação da ciência brasileira a partir da emergência, nas décadas de 1990 e 2000, do “discurso da inovação”. Por meio de uma fina análise histórica e sociológica, a autora sustenta que a nova política científica é melhor compreendida à luz do esforço dos cientistas nacionais para institucionalizar a ciência brasileira, impulsionados pelo processo de redemocratização do país. Desse modo, mostra que a mudança na atividade científica brasileira a partir da valorização do engajamento social da ciência não deve ofuscar o que permanece, ou seja, o esforço de um grupo de cientistas para institucionalizar a sua prática segundo padrões de relativa autonomia.

Sem inscrição prévia.