Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / O Direito à Cidade em Rede: Redes Digitais e o Espaço Urbano

O Direito à Cidade em Rede: Redes Digitais e o Espaço Urbano

por Leila Costa - publicado 09/09/2013 11:55 - última modificação 20/10/2015 11:53

Detalhes do evento

de 30/09/2013 - 09:00
a 30/09/2013 - 12:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Com a onipresença das redes digitais, o modo de habitar o espaço urbano está mudando. O crescente uso de dispositivos móveis e a disponibilidade em 'tempo real' de informações locais permitiram novas formas de comunicação e interação entre os indivíduos. Juntamente com novas capacidades para a microcoordenação da atividade social pessoal, vemos a rápida expansão da geração de dados por meio de práticas diárias. Ao passo em que as interações em rede se tornam uma dimensão cotidiana de negociação do espaço público contemporâneo, há uma necessidade urgente de pensar em como essa trajetória transforma as mais antigas geometrias de poder da cidade.

Em 1968, Henri Lefebvre publicou seu livro seminal Le droit à la ville (O direito à cidade). Ao contrário do ethos top-down que dominou urbanismo moderno, Lefebvre argumentou que a capacidade dos habitantes de uma cidade em se apropriar ativamente do tempo e do espaço ao seu redor foi uma dimensão crítica da moderna democracia. Neste seminário, os expositores argumentarão sobre a necessidade de revisão desta agenda: como devemos pensar sobre o direito à cidade em rede?

Na abertura do encontro, Massimo Canevacci abordará o tema "Metrópole comunicacional e subjetividades onipresentes". Já Scott McQuire, baseando-se em uma série de projetos atuais, buscará analisar políticas contemporâneas de "mídia participativa" e investigar como a mídia em rede pode ser utilizada para facilitar o "espaço público participativo".

Assista ao vídeo: O Direito à Cidade em Rede: Redes Digitais e o Espaço Urbano

Através do e-mail leila.costa@usp.br

IEA

Massimo Canevacci (Professor Visitante, IEA)
Tema: "Metrópole comunicacional e subjetividades onipresentes"
Exposição em português.

Scott McQuire (The University of Melbourne, Austrália)
Tema: "Redes digitais e o espaço urbano"
Exposição em inglês, haverá tradução simultânea para o português.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo