Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Em Busca do Sentido Perdido: o Ser Humano e a Técnica

Em Busca do Sentido Perdido: o Ser Humano e a Técnica

por Sandra Sedini - publicado 05/08/2014 00:45 - última modificação 08/01/2015 11:26

Detalhes do evento

de 08/10/2014 - 15:00
a 08/10/2014 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Participantes

Bernardo Sorj (IEA-USP), Claudio Cohen (FM-USP), Gilson Schwartz (ECA-USP) e Maya Mitre (UFMG)

Adicionar evento ao calendário

O quarto debate do ciclo Em Busca do Sentido Perdido será sobre o ser humano e a técnica. Os expositores debaterão questões como: as novas tecnologias genéticas podem afetar a produção de sentido? se seguirmos em direção ao cyborg, quais serão suas consequências na condição humana? qual é o papel da universidade nesse processo?

Sobre o ciclo

As sociedades democráticas seculares não se sustentam na negação da religião ou numa visão alternativa que pretende substituí-la. A ilusão das religiões seculares, seja o liberalismo racionalista, o fascismo, comunismo ou o nacionalismo, foi/é acreditar que o mundo moderno pode se organizar em torno de um único princípio orientador que gera um conjunto coerente de valores, sentidos de vida e orientações para os atores sociais. Neste sentido, a metáfora mais adequada para definir as sociedades democráticas é o politeísmo de valores.

Exposição

Claudio Cohen (FM-USP)