Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro - Modernidades Múltiplas e as Metamorfoses da Ética do Trabalho

por Sandra Sedini - publicado 18/06/2014 10:55 - última modificação 20/10/2015 13:04

Detalhes do evento

de 04/08/2014 - 15:00
a 04/08/2014 - 17:30

Onde

Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Renato Janine Ribeiro e Adalberto Cardoso

Adicionar evento ao calendário

A ética protestante e suas afinidades eletivas com o espírito do capitalismo valorizaram o trabalho metódico e morigerado, o deferimento da satisfação das necessidades atuais em nome de maior bem estar no futuro, por isso previdência, e a recompensa como resultado do exercício de algo que pode ser nomeado de “vocação bem compreendida”. Empreendimento, individualismo e recompensa ao mérito e ao trabalho árduo substituíram a ideia de vocação na ética burguesa do trabalho, agora despida do protestantismo, mas ela permaneceu uma ética do trabalho.

Por seu lado, o trabalho organizado (em sociedades de apoio mútuo, sindicatos e depois partidos políticos) construiu uma ética diversa do trabalho, baseada na solidariedade e na igualdade de classe, longe da noção de mérito e sua justificação religiosa. Seu princípio de justiça foi “a cada um segundo suas necessidades, de cada um segundo suas possibilidades”, princípio possível apenas na sociedade da abundância figurada pela utopia comunista, em que todos ganhariam a vida com seu trabalho, segundo suas possibilidades.

A escravidão estruturou as relações sociais durante séculos no Brasil, dando origem a uma ética do trabalho que desvalorizou o trabalho manual como degenerado e indigno. Resgatá-lo do ressaibo da indignidade levou décadas, e nem a ética burguesa nem sua contraparte igualitária fizeram parte, em sua essência, do horizonte de expectativas dos trabalhadores brasileiros ao longo da história.

A palestra discutirá aspectos da construção da(s) ética(s) do trabalho no Brasil, contra esse pano de fundo.

Por Adalberto Moreira Cardoso

Tardes Cariocas

"Tardes Cariocas: A USP ouve o Rio de Janeiro" é um ciclo de palestras no qual o Instituto de Estudos Avançados da USP convida notáveis cientistas sociais do Rio de Janeiro para discutir sobre temas diversos e aproximar a reflexão que se faz nas duas principais cidades do País.

Esta terceira palestra será proferida por Adalberto Moreira Cardoso.

O ciclo é gratuito e aberto ao público e está sob a coordenação do professor Renato Janine Ribeiro.

Através do e-mail leila.costa@usp.br.

Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, Travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo, SP (Mapa de Localização)

Relacionado

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo