Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Expressão Artística, Liberdade e Modernismo na Educação (Live 4)

Expressão Artística, Liberdade e Modernismo na Educação (Live 4)

por Cláudia Regina - publicado 25/10/2021 14:05 - última modificação 18/01/2022 16:00

de 26/09/2022 - 14:30
a 26/09/2022 - 16:30

ON-LINE

Marilene de Almeida apresenta suas pesquisas sobre as contribuições de Helena Antipoff – educadora e psicóloga russa radicada no Brasil - e de Augusto Rodrigues – artista plástico pernambucano - para o Ensino de Arte realizado na Fazenda do Rosário. Essa instituição educacional foi fundada, em 1940, por Antipoff e colaboradores em Ibirité/Minas Gerais e organizada a partir dos preceitos da Escola Nova e da Psicologia ativa proposta no Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra. Localizada no campo, a fazenda do Rosário abriu-se para o atendimento de crianças excepcionais e das crianças da região de Ibirité, tornando-se, em sua época, um centro de referência em educação especial e educação rural. A partir de 1944, Helena Antipoff muda-se de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, indo trabalhar no Centro de Orientação Juvenil/COJ do Departamento Nacional da Criança. Na capital, a educadora estabelece relacionamentos com artistas e intelectuais, sendo um deles Augusto Rodrigues, artista e educador envolvido na experiência das Escolinhas de Arte do Brasil. Rodrigues envolveu-se no processo de valorização da atividade artística infantil e na criação de escolas especializadas em ensino de arte, promovida por grupos ligados ao modernismo brasileiro. Nesse evento, Marilene Almeida irá retratar o relacionamento cooperativo entre Antipoff e Rodrigues e apresentar as concepções de Ensino de Arte desses dois educadores que acreditavam na aprendizagem livre, espontânea e ativa, estabelecendo relações com as tendências artísticas e culturais do Brasil, incluindo as propostas modernistas em voga na época.

Apresentação:

Marilene de Almeida

Debate:

Raquel Martins de Assis

Mediação:

Rodolfo Luís Batista

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia