Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Beck Revisitado

Beck Revisitado

por Rafael Borsanelli - publicado 28/06/2019 11:20 - última modificação 29/11/2019 13:22

Detalhes do evento

de 12/11/2019 - 09:30
a 12/11/2019 - 16:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

4o seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea"

Desde a publicação da obra "Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade” (1986), de Ulrich Beck, uma grande quantidade de trabalhos tem retomado as discussões e análises sobre como os conhecimentos científicos e tecnológicos determinaram a vida em sociedade e modificam as noções de segurança, confiança, perigo e risco.

As recentes evidências sobre as mudanças climáticas deram um contorno especial a este debate recolocando a questão do risco civilizatório na agenda atual, na qual o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Dentro deste cenário de conflitos, pelo menos uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

O ciclo de seminários terá com meta fornecer subsídios para esses debates e avançar na compreensão e superação de alguns desafios da educação científica na contemporaneidade.

Mauricio Pietrocola (FE e IEA - USP)

Público-alvo

Aberto a todo o público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de conhecimento.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 43 lugares

Recepção e Abertura

10h

Saúde pública no contexto da sociedade de risco

Áurea Zöllner Ianni (FSP-USP)

O pressuposto é de que o contexto atual da modernidade é de auto-confrontação, ou seja, os riscos e incertezas são produzidos pelas certezas da sociedade industrial e do pensamento moderno, refletindo-se na ação das pessoas, nas instituições. Nesse cenário, as políticas públicas, dentre elas as de saúde pública, não permanecem ilesas aos processos sistemáticos de produção residual e multiplicadora de riscos e perigos, explícitos e silenciosos. Este fenômeno coloca aos profissionais do campo da saúde, à sociedade civil, aos formuladores de políticas, legisladores, e demais atores sociais o desafio da construção de novos “pactos de segurança”, considerando-se o contexto da sociedade de risco, da reflexividade da modernidade e da auto-confrontação.

14h

The risks and benefits of AI to life in the cognitive era: a situationist approach

(em inglês, sem tradução)

Don Peterson (IEA-USP)

The information technologies of the 21st Century are ditropic: they create both opportunities and risks. Here we consider two cases of risk: employment and mental health. Robots bring many benefits, however they also threaten human employment on both sides of the digital divide. This suggests systematic education in meta-robotics --- the design, manufacture, use, upgrade, repair, management of robots (both hardware and software), human-robot-interaction (HRI), and consultancy. Another case is mental health. The information technologies of the 21st Century bring many benefits to human life and relationships. However they also create cyber-stress: information overload, complexity, fragmented attention, volatility, superficiality, alienation. This suggests systematic education in cyber-sense --- the skill of navigating our cyberspace in a deliberate and organised way consistent with human cognitive capacity. The two cases are related, since a software robot can be used as an assistant (intelligent agent) to buffer and organise our life in the cognitive era.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo