Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Risk & Scientific Investigation at School

Risk & Scientific Investigation at School

por Sandra Sedini - publicado 28/06/2019 11:20 - última modificação 16/12/2019 13:52

Detalhes do evento

de 29/11/2019 - 09:30
a 29/11/2019 - 12:00

Onde

Instituto de Relações Internacionais, Sala da Congregação, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

5o seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea"

Desde a publicação da obra "Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade” (1986), de Ulrich Beck, uma grande quantidade de trabalhos tem retomado as discussões e análises sobre como os conhecimentos científicos e tecnológicos determinaram a vida em sociedade e modificam as noções de segurança, confiança, perigo e risco.

As recentes evidências sobre as mudanças climáticas deram um contorno especial a este debate recolocando a questão do risco civilizatório na agenda atual, na qual o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Dentro deste cenário de conflitos, pelo menos uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

O ciclo de seminários terá com meta fornecer subsídios para esses debates e avançar na compreensão e superação de alguns desafios da educação científica na contemporaneidade.

Mauricio Pietrocola (FE e IEA - USP)

Público-alvo

Aberto a todo o público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de conhecimento.

Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução | Com inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 80 lugares

Recepção e Abertura

O projeto Parrise e a promoção do envolvimento cívico na pesquisa científica

Expositor:

Ralph Levinson (Faculty of Education-University of London)

Iniciativas da União Europeia em ciência, tecnologia e educação científica vêm reforçando o papel central de Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) como produtoras de pesquisas e bens socialmente desejáveis, eticamente aceitáveis e que promovem a sustentabilidade. O professor Ralph Levinson, do University College London, argumenta que a pesquisa em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) tende a se concentrar no consumismo em um contexto neoliberal, ocultando as injustiças da produção. Uma abordagem realista e crítica fornece justificativas fundamentais para uma interdisciplinaridade voltada à emancipação humana e à ação transformadora rumo à justiça social. Valendo-se da Aprendizagem Socio-Científica Baseada em Inquérito (SSIBL), o projeto Parrise (www.parrise.eu) permite que jovens se envolvam em ações cívicas através de inquérito para se engajarem em questões de interesse autenticamente social.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo