Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Risks & Human Rights

Risks & Human Rights

por Rafael Borsanelli - publicado 28/06/2019 11:20 - última modificação 12/02/2020 16:26

Detalhes do evento

de 10/12/2019 - 14:00
a 10/12/2019 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

6o seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea"

Desde a publicação da obra "Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade” (1986), de Ulrich Beck, uma grande quantidade de trabalhos tem retomado as discussões e análises sobre como os conhecimentos científicos e tecnológicos determinaram a vida em sociedade e modificam as noções de segurança, confiança, perigo e risco.

As recentes evidências sobre as mudanças climáticas deram um contorno especial a este debate recolocando a questão do risco civilizatório na agenda atual, na qual o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Dentro deste cenário de conflitos, pelo menos uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

O ciclo de seminários terá com meta fornecer subsídios para esses debates e avançar na compreensão e superação de alguns desafios da educação científica na contemporaneidade.

Mauricio Pietrocola (FE e IEA - USP)

Público-alvo

Aberto a todo o público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de conhecimento.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 43 lugares

Onde estamos

Recepção e Abertura

14h15

Equity, Diversity, and Inclusion in STEM | Igualdade e direitos humanos em educação nas áreas CTEM

Tanja Tajmel (Centre for Engineering in Society - Concordia University)

Equity, Diversity, and Inclusion (EDI) are current keywords in North-American academia. Driven by the concern to encounter the underrepresentation of certain groups, e.g. women, People of Color and Indigenous students, in the STEM-fields (Science, Technology, Engineering, Mathematics), many initiatives are focussing on recruiting “diverse” students. In this course we will be investigating underlying conceptions and different approaches to this topic. The course will provide a broader understanding of the reproduction of social inequalities in the field of STEM. Students will develop a critical understanding and analyse the impact of science and technology on societal power relations. Topics may include the socio-historical context of underrepresentation of certain groups in science, the related political and economic interests, the human rights aspects, the relevance of considering the colonial history of STEM, the introduction of an intersectional perspective and the application of gender and diversity analysis on science and technology. | Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) são palavras-chave atuais na academia norte-americana. Motivadas pela preocupação de apresentar a sub-representação de (mas não apenas) mulheres, negros e indígenas entre os estudantes das áreas CTEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), muitas iniciativas vêm enfocando a diversidade no recrutamento de alunos. Neste curso, serão investigadas diferentes abordagens para esse tópico e conceitos relacionados. A ideia é buscar uma compreensão mais ampla da reprodução das desigualdades sociais nas áreas CTEM, desenvolvendo entendimento crítico e analisando o impacto da ciência e da tecnologia nas relações de poder da sociedade. O conteúdo poderá incluir o contexto sócio-histórico da sub-representação de grupos minoritários na ciência, os interesses políticos e econômicos envolvidos, aspectos de direitos humanos, a relevância de se considerar a história colonial das áreas CTEM, a introdução de uma perspectiva interseccional e a aplicação de análise de gênero e diversidade em ciência e tecnologia.

15h15

Síntese, considerações e encaminhamentos

Maurício Pietrocola (FE e IEA - USP)

Encerramento