Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Filosofia da Mente, Filosofia da Neurociência, Neuroética e Medicina: Da Pesquisa à Clínica

por Cláudia Regina - publicado 17/10/2018 11:30 - última modificação 23/09/2019 08:39

Detalhes do evento

de 06/11/2018 - 14:00
a 06/11/2018 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Quarta conferência do Ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina

O desenvolvimento da Neurociência trouxe uma forte tendência a buscar soluções para problemas de quaisquer naturezas a partir do estudo do neurônio, seja no campo da Medicina, da Filosofia, da Ética, da Política, da Educação etc. Surgem, então, disciplinas como Neuroética, Neurofilosofia, Neuroeducação, Neuropolítica etc. Além disso, as descobertas em Neurociência trazem não somente novas explicações e práticas, mas lhe atribuem o estatuto de fundamento epistemológico para várias outras ciências.

Pode, a Neurociência, sendo uma ciência especial, voltada à descoberta de novos fatos, servir de fundamento epistemológico a outras ciências? Quais são seus próprios fundamentos epistemológicos? O que os resultados das pesquisas na área, de fato, apontam? Da pesquisa à clínica, que implicações surgem a partir da tendência a buscar soluções no estudo do neurônio? Essas e outras questões serão abordadas nesta conferência na perspectiva da Filosofia da Mente, Filosofia da Neurociência e da Neuroética.

O ciclo

Desde seus surgimentos, Filosofia e Medicina dialogam, com influências mútuas em seus métodos, pesquisas e reflexões. Algumas concepções, tais como ser humano, saúde, doença, cuidado, corpo, mente, clínica, sociedade, existência, entre outras estudadas em Filosofia, impactam diretamente o trabalho de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento em Medicina.

As conferências Reflexões sobre Filosofia e Medicina pretendem propiciar um diálogo interdisciplinar, com o objetivo de provocar a reflexão sobre a prática cotidiana dos profissionais da Medicina e da Filosofia, tendo como foco o ser humano, a quem se dedicam tais práticas, considerado em seus múltiplos aspectos.

Evento público, gratuito e sem inscrição prévia

Conferencistas:

Monica Aiub (Instituto Interseção-SP)

Marisa Russo (USP/UNIFESP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo