Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Filosofia Intercultural Diante dos Desafios do Mundo Atual

Filosofia Intercultural Diante dos Desafios do Mundo Atual

por Sandra Sedini - publicado 26/10/2020 13:20 - última modificação 19/11/2020 08:58

Detalhes do evento

de 25/11/2020 - 09:00
a 25/11/2020 - 11:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Essa palestra compõe o curso "Diálogos Interculturais, Migração  e Mobilidade" promovido pelo Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA em parceria com os NAPs da USP no Ciclo de palestras e debates "Universidade em transformação: desafios e potencialidades".

A filosofia intercultural é ainda pouco conhecida pelos brasileiros e fundamental para os diálogos interculturais. a

O professor Raúl Fornet-Betancourt é um dos expoentes da filosofia intercultural quando desde o início nos anos noventa se intensifica o debate da consciência cultural, política e geopolítica da filosofia. Importante lembrar que a civilização grega considerada pela Europa Moderna a “civilização clássica” foi em realidade inspirada na África por intermédio do Egito antigo e pela Ásia. O percurso da filosofia ocidental e sua face colonial produz o apagamento do filosofar como plural.

Assim, a filosofia intercultural convida o repensar da própria filosofia como um dos caminhos possíveis para os processos de descolonização da reflexão filosófica. Como diz Fornet-Bitancourt (2009), “Toda propuesta intercultural, justo en tanto que propuesta alternativa, tiene que estar hoy consciente de que su perspectiva se lanza en un contexto epistemológico ocupado, invadido, por la cultura científica dominante, entendiendo por ésta no solamente una constelación abstracta de saberes más o menos relevantes para el ser humano y su estar hoy en el mundo, sino también como un dispositivo de concentración de poder que condiciona e hipoteca la producción misma de conocimiento, así como su trasmisión, su administración, su empleo, su organización e institucionalización” (p.9).

Propõe-se assim a partir da filosofia uma visão intercultural crítica que implica na descolonização dos saberes e o equilíbrio epistemológico no mundo.

O professor Raúl Fornet-Betancourt é professor do Instituto de Filosofia da Universidade de Bremen, Alemanha. Universität Bremen – Institut für Philosophie. Nasceu em Cuba e vive na Alemanha desde 1972. Fundador da Concórdia – Revista Internacional de Filosofia, da Associação Sul Americana de Filosofia e Teologia Interculturais (ASAFTI) e da Escola Internacional de Filosofia Intercultural (EIFI). É autor de vários artigos e livros entre os quais, em língua portuguesa: Questões de método para uma filosofia intercultural a partir da Ibero-América. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994; Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004; Religião e Interculturalidade: Nova Harmonia, 2007; Marxismo na América Latina, O: Unisinos, 1995.Costa Rica: DEI, 2000; Filosofia e Espiritualidade em diálogo. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2018; Mulher e filosofia: momentos de uma relação difícil. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2009; Posições atuais da filosofia europeia. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2009; Problemas atuais da Filosofia na hispano-américa. Ed. UNISINOS: São Leopoldo, 1993; A Ética do discurso – racionalidade e contextualidade. In: SIDEKUM, Antônio. Ética do discurso e filosofia da libertação: modelos complementares, São Leopoldo: Unisinos, 1994.

Exposição:

Raúl Fornet-Betancourt (Universidade de Bremen, Alemanha)

Debatedora:

Giselle Moura Schnorr (Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR)

Mediadora:

Sylvia Duarte Dantas (EPM-UNIFESP e Grupo de Pesquisa  Diálogos Interculturais, IEA USP)

Transmissão

Acompanhe a transmissão pelo YouTube do Univesidade em transformação https://www.youtube.com/channel/UC8vxCQVstHuyybXE4k1Q01g

Evento público e gratuito | Sem inscrição

No dia de evento será disponibilizado um link para certificado do curso.

Os certificados serão fornecidos para quem apresentar 70% de presença no curso "Diálogos Interculturais, Migração  e Mobilidade"

Programação

A programação do ciclo pode ser acessada no link http://universidadeemtransformacao.com/programacao/