Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade

Fluir de Paradoxos: Verdade e Informação na Contemporaneidade

por Sandra Sedini - publicado 17/10/2018 11:50 - última modificação 13/06/2023 10:29

Detalhes do evento

de 26/10/2018 - 08:30
a 26/10/2018 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O seminário busca promover reflexões sobre os temas da verdade e da informação, bem como de suas implicações sobre o pensamento racional. Pretende-se fundamentar as discussões com base em conhecimentos derivados de estudos históricos, lógicos e epistemológicos. Considera-se que o contemporâneo vem se expressando em uma crise política da razão que, embora originando-se de conflitos racionais, evolui como um paradoxo ético a ser descontruído mediante sua crítica: dúvidas, contradições, consistências e paraconsistências. Nessa crítica emergem leituras históricas e transistóricas das transformações dos valores de verdade e dos conteúdos/quantidades de informação neles implicados. Tema cuja análise atravessa o processo civilizatório, assume relevância expressiva na contemporaneidade e se inscreve necessariamente no campo teórico dos mundos possiveis.

Haverá ainda a apresentação do livro  "Para Além das Colunas de Hércules, Uma História Da Paraconsistência: DE HERÁCLITO A NEWTON DA COSTA", pela Professora Itala M. Loffredo D’Ottaviano.

Este seminário é uma homenagem ao Professor Lafayette de Moraes por suas reconhecidas contribuições no desenvolvimento da Lógica-Matemática no Brasil. Pioneiro no campo da Lógica Discursiva, onde assumiu proeminência também fora do Brasil, Lafayette é pessoa cuja erudição e simplicidade abrilhantam ações, transcendendo-as para a interdisciplinariedade e revestindo-as com  sua aura ética e humanista.

Apresentação:

Carlos Roberto Teixeira Alves (IFRJ)

Exposição:

Jair Minoro Abe (IEA USP)

Itala Maria Loffredo D'Ottaviano (UNICAMP)

Neuza Abbud (IP e LAPSI USP)

Coordenação:

Eda Tassara (IP, LAPSI e IEA USP)

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo