Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 2º Curso do Ciclo Fundamentos e Conteúdos da Educação Básica

2º Curso do Ciclo Fundamentos e Conteúdos da Educação Básica

por Cláudia Regina - publicado 14/02/2020 13:25 - última modificação 14/02/2020 14:12

de 20/06/2020 - 08:30
a 20/06/2020 - 16:30

Auditório IEA, Rua da Biblioteca, 128, Cidade Universitária, São Paulo

2º Curso do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica.

Serão oferecidos 4 temas, que ocorrerão em salas diferentes, com turmas de no máximo 25 pessoas.

Tema: Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil - Lino de Macedo (IP e IEA/USP)

Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer são os direitos de aprendizagem na Educação Infantil, segundo a BNCC. O objetivo é refletir sobre esses direitos na perspectiva da criança pequena e como família e escola são fundamentais para isso.

Tecnologia, Técnica, Techné: Repercussões no “Chão da Escola” - Naomar de Almeida Filho (UFBA e IEA/USP)

Recentes propostas no sentido de reforçar o primado da técnica e a disponibilidade de tecnologias de informação e conectividade constituem temas cruciais em debate no campo da Educação, na atual conjuntura brasileira. Nesse curso, discutiremos os seguintes tópicos: Raízes dos conceitos de ‘tecnologia’ e ‘técnica’ na noção grega de techné. Contrastes com phronesispraxis, fundamentos da teoria dos saberes da filosofia clássica. Centralidade da ‘tecnologia’ na epistemologia cartesiana e da ‘técnica’ no modo de produção capitalista. Técnica didática e tecnologias nas teorias funcionalistas da aprendizagem. Máquinas de ensinar: metáforas da educação com a produção industrial. Saberes, práticas e técnicas de problematização e mobilização pedagógica nas teorias pragmáticas (da praxis) da educação.

MATEMÁTICA: DAS CONCEPÇÕES ÀS AÇÕES DOCENTES - Nilson José Machado (FE e IEA/USP)

1. Dois desvios a serem evitados: Mateologia e Cocotologia (ou: como fugir do utilitarismo e das tecnicidades);
  2. A Língua, a Lógica e a Matemática: entrelaçamentos;
  3. Argumentação na Linguagem Cotidiana: Verdade, Validade, Pensamento Crítico;
  4. Argumentação na Linguagem Cotidiana: Coerência, Contradição, Dilemas, Teorias, ...

A Matemática no Desenvolvimento das Ciências da Natureza - Luis Carlos de Menezes (IF e IEA/USP)

1. A Matemática e o desenvolvimento da Física;
  2. A Matemática e o desenvolvimento da Química;
  3. A Matemática e o desenvolvimento das Ciências da Vida;
  4. A Matemática e o desenvolvimento Astronomia e da Cosmologia.

• Evento público, gratuito e com inscrição préviaTotal de vagas 25
  • A inscrição estará aberta das 9h do dia 25/05 e até às 15h do dia 14/06/2020 ou até o preenchimento total das vagas.
  • Confirmação de participação de 15 a 18-06-2020
  • Público online não há necessidade de se inscrever.

MOMENTOS

8h30 – 9h

Café

9h – 9h30

Abertura (Sala do IEA)

Parte A

10h30 – 11h

Café / Conversa

Parte B

12h -13h30

Almoço – Saguão Auditório do IEA

Parte C

14h30 – 15h

Café / Conversa

15h – 16h

16h – 16h30

Parte D

Fechamento

Como chegar

O acesso ao Auditório do IEA é feito pela Portaria B, Rua da Biblioteca, 128. Há estacionamento gratuito no local.

Metrô
A partir da Estação Butantã (Linha Amarela), é possível chegar ao IEA utilizando a linha 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã, que sai do Terminal Metrô Butantã.

Ônibus
Linhas que chegam à USP:

• 177H-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 701U-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 702U-10 - Cid. Universitária / Terminal Parque D. Pedro II
  • 7181-10 - Cid. Universitária / Terminal Princesa Isabel
  • 7411-10 - Cid. Universitária / Praça da Sé
  • 7725-10 - Rio Pequeno / Terminal Lapa
  • 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã
  • 809U-10 - Cid. Universitária / Metrô Barra Funda

O ponto mais próximo é o da Praça da Reitoria. Veja aqui o trajeto à pé.

Carro
Há estacionamento gratuito no local.

Onde comer

A organização irá oferecer almoço no local.