Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Future of Marine-Dependent Societies: Climate Change and Fishing Communities

Future of Marine-Dependent Societies: Climate Change and Fishing Communities

por Thaisa Carvalho - publicado 13/05/2019 15:05 - última modificação 26/08/2022 10:16

Detalhes do evento

de 29/05/2019 - 14:30
a 29/05/2019 - 18:00

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O ciclo de seminários sobre o Futuro das Sociedades Dependentes do Mar convida, desta vez, um antropólogo catalão e um economista indiano que investigam mudanças sócio-ecológicas associadas às mudanças climáticas em comunidades costeiras da Índia, África, e Oceania. Como contraponto, estudos brasileiros serão representados por pesquisadores do Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros, do IO-USP.

O debate visa discutir abordagens transdisciplinares aplicadas em diferentes contextos sócio-econômicos e de comunidades de pescadores distintas do oceano global.

Com ênfase na vulnerabilidade climática, os debatedores irão compartilhar alguns aspectos instigantes cobertos pelo consórcio multilateral GULLS (Global Understanding and Learning for Local Solutions), além de novas perspectivas para as agendas de mitigação e adaptação.

Aswani (RU, Africa do Sul) apresentará formas locais de governança costeiro-marinha, segurança alimentar e modos de vida, em um clima em transformação, além de sistemas de conhecimento indígena e local em comunidades da África e Oceania. Salim (CMFRI, India) discutirá impactos do clima nos recursos, avaliações de vulnerabilidade, e o engajamento de agentes locais no seu país.

Este é o segundo evento internacional do ciclo, uma iniciativa proposta no contexto do projeto desenvolvido no IEA.

Os próximos temas do ciclo são:

• Future of Marine-dependent Societies: Innequalities and the Blue Economy
  • Future of Marine-dependent Societies: Cooperation and SDGs

Coordenação: Mary Gasalla (IO USP e IEA USP)

Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução |Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 43 pessoas

Onde estamos

FAPESP

Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP)

Projeto GULLS (Brasil)/Aprendizado global para soluções globais: reduzindo a vulnerabilidade de comunidades costeiras dependentes do mar (FAPESP)

Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros (LabPesq) do IOUSP

Belmont Forum

Opening remarks

Mary Gasalla (IO e IEA-USP)

Thematic Session 1

Coastal Human Ecology for studying marine-dependent communities.

Shankar Aswani Canela (Rhodes University, South Africa)

Thematic Session 2

Climate change impacts, adaptation and mitigation plans in Indian marine fisheries

Shyam Salim (CMFRI, India)