Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Os Desafios da Governança da Internet

Os Desafios da Governança da Internet

por Sandra Sedini - publicado 26/10/2020 14:55 - última modificação 02/12/2020 09:52

Detalhes do evento

de 16/11/2020 - 10:30
a 16/11/2020 - 13:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Como funciona a governança da Internet? Por que ela é necessária? Quais seus fundamentos? Qual sua história? Como assegura a democracia e a liberdade? Quais os maiores desafios e as mais graves ameaças do presente? Como lidar com a concentração de poder econômico e social das grandes plataformas? Essas e outras questões estarão em pauta.

Com esse tema, o próximo seminário da Cátedra Oscar Sala é programa obrigatório para os interessados em assegurar que a Internet continue a ser “uma rede de redes globalmente coerente, interconectada, es­tável, não fragmentada, escalável e acessível, baseada em um conjunto comum de identificadores únicos e que permita que datagramas e informação fluam livremente de ponta a ponta independentemente de seu conteúdo legal”, como expresso pela declaração do Encontro NETmundial realizado no Brasil em 2014.

A exposição será de Vint Cerf, respeitado mundialmente como um dos fundadores da Internet. Ao lado de Robert Kahn, é considerado um dos criadores da Internet, tendo participado da criação dos protocolos TCP/IP, que são o alicerce da conexão à rede.

Também participarão do debate importantes personalidades, com distintas atuações no universo da internet, que permitirão alargar a discussão, com pontos de vista multidisciplinares.

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA USP) e Demi Getschko (NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR)

Apresentação e Moderação:

Luiz Fernando Martins Castro (NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR)

Expositor:

Vint Cerf (matemático, informático e co-criador da internet)

Debatedores:

Augusto César Gadelha Viera (LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica)

Liane Margarida Rockenbach Tarouco (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Marcio Nobre Migon (Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação)

Kimberly Anastacio (American University)

Vitor Blotta (ECA e IEA USP)