Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / História da Ciência e da Química no Brasil

História da Ciência e da Química no Brasil

por João Rafael - publicado 13/06/2016 13:55 - última modificação 13/06/2016 13:54

Detalhes do evento

de 08/08/2016 - 08:30
a 12/08/2016 - 12:30

Onde

Salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)

Nome do Contato

Telefone do Contato

Carlos Alberto L. Filgueiras

Adicionar evento ao calendário

Entre os dias 8 e 12 de agosto será realizado o curso "História da Ciência e da Química no Brasil". As atividades acontecerão das 8h30 às 12h30 no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP).

O curso irá analisar fatos históricos e personagens que marcaram a trajetória da ciência brasileira, debatendo suas influências, evoluções e atualidades, possibilitando um melhor entendimento de nossas origens científicas.

Os temas abordados serão: a natureza histórica da ciência; as técnicas e a ciência do século XVI ao século XVIII; cientistas como Vicente Coelho de Seabra Silva Telles e José Bonifácio de Andrada e Silva; a corte no Brasil e a institucionalização da ciência; instituições e cientistas independentes no século XIX; a química e D. Pedro II; origens da universidade brasileira e a química brasileira no século XX.

O curso é gratuito e o ministrante será o professor Carlos Alberto L. Filgueiras (Universidade Federal de Minas Gerais). As vagas estão abertas para toda a comunidade de Ribeirão Preto e região e os públicos-alvo são alunos da graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e básico, além de demais profissionais com interesse na área. As inscrições podem ser efetuadas clicando aqui.

Os alunos da USP poderão também se cadastrar no curso pelo sistema Janus (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf), utilizando o código 5935962. Essa opção estará disponível entre os dias 1 e 10 de julho.

O curso é uma iniciativa dos Departamentos de Química, Psicologia e Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) em conjunto com o Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP-USP), e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, FAEPA e Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

Inscrições gratuitas: Clique aqui

Organização

Departamentos de Química, Psicologia e Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) em conjunto com o Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP-USP)

Apoio