Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / História em Display ou Contra/Histórias

História em Display ou Contra/Histórias

por Sandra Sedini - publicado 02/12/2016 14:45 - última modificação 19/12/2016 16:38

Detalhes do evento

de 07/12/2016 - 15:00
a 07/12/2016 - 18:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Lançamento da sétima edição do 'periódico permanente' do Fórum Permanente: Sistema Cultural Entre o Público e o Privado, intitulado: História em Display ou Contra/Histórias...

Ao longo do 2015 e 2016, um grupo composto por artistas, pesquisadores e curadores formou uma frente de pesquisa interessada em estudar e debater o modo como o processo de museificação da História, com sua complexa estrutura de dispositivos narrativos e expográficos, tenderia a legitimar certas formas ideológicas de dominação política e cultural. Tendo por referência as teorias pós-coloniais e operando na fronteira entre arte, antropologia e história, o grupo se dedicou a levantar, analisar e debater diferentes aspectos constitutivos das práticas museológicas e curatoriais contemporâneas: suas escolhas temáticas; suas estratégias de esquecimento; seus mecanismos de retificação simbólica e conceitual.

"Uma série de questões passaram a ser levantadas por nós como grupo: Seria a reificação histórica uma característica inerente à lógica da instituição museu? Existiria lugar no interior deste para uma crítica de sua própria narrativa? Poderiam esse tipo de prática  engendrar novas contradições, as quais, mediante novas roupagens teóricas e conceituais, simplesmente perpetuariam de modo outro as anteriores? Que políticas de exclusão e esquecimento poderiam vir a se formar, deliberada ou indeliberadamente, como resultado desse percurso de institucionalização da una nova crítica e antiga culturalizacão das hieraquias sociais? Por fim, como determinar a relação entre memória viva e História?"

Organizado e editado por Maria Iñigo Clavo, Marta Ramos-Yzquierdo e Claudia Rodriguez-Ponga, a publicação conta com textos inéditos como também com o resgate de produções textuais importantes feitas para o Fórum Permanente que abordam as questões levantadas pela edição.

Participantes:

Claudia Rodriguez Ponga

Gilberto Mariotti

Martin Grossmann (via skype)

Maria Iñigo Clavo (via skype)

Evento gratuito, aberto ao público e sem inscrição.

Capacidade da sala: 55 lugares.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo