Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / II Seminário Internacional de Criminologia

II Seminário Internacional de Criminologia

por Thais Cardoso - publicado 12/04/2017 14:27 - última modificação 12/04/2017 14:27

de 26/04/2017 - 08:00
a 26/04/2017 - 17:00

Auditório da FDRP-USP (Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP)

Cândido Mendes Martins da Agra (Universidade do Porto)
Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso (Universidade do Porto)
Victor Gabriel Rodriguez (FDRP-USP)
Gustavo Noronha de Ávila (UEM/Unicesumar)
João Francisco de Brito dos Santos (Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde)

Voltado a profissionais e estudantes de Ciências Humanas, o seminário reunirá palestrantes nacionais e internacionais com o objetivo de difundir parâmetros fundamentados na produção científica para melhorar a compreensão do fenômeno do crime e dos sistemas de justiça e segurança.

Organização

Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da USP

Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret

Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP)

8h - Recepção

9h - Sessão solene de abertura

9h15 - Vídeo-conferência: “As velhas e as novas criminologias: análise histórico-epistemológica de 150 anos da ciência do Crime e da pena”.

Cândido Mendes Martins da Agra (Professor Catedrático em Criminologia, Diretor Fundador da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Presidente da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa).

10h15 - Conferência: Avaliação de Programas na área do Crime, Justiça e Segurança. Por quê avaliar?

Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso (Doutora em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. Professora Auxiliar da FDUP. Membro do Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Membro do Observatório de Segurança e Impacto de Medidas de  Intervenção na Cidade do Porto.

11h15 às 12h15 - Conferência: “Argumentos conservadores para a descriminalização das drogas”.

Victor Gabriel O. Rodriguez (Livre Docente em Direito Penal pela USP. Professor Associado da FDRP/USP)

14h30 - Conferência: "Falsas Memórias e Prova Penal: Um diagnóstico Brasileiro”

Gustavo Noronha de Ávila (Doutor em Ciências Criminais (PUCRS). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Mestrado em Ciência Jurídica do Unicesumar).

15h30 - Conferência: “Haverá uma política de prevenção e Segurança em Cabo Verde?

João Francisco de Brito dos Santos (Mestre em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Macau, Docente do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, de Cabo Verde, Membro do Grupo de Estudos que visa a reformulação dos Cursos de Formação de Agentes e Oficiais da Polícia cabo-verdiana).

16h30 - Debates e encerramento