Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / II Vídeojornada da Operação Primatas: Desafios para a Conservação de Primatas Amazônicos

II Vídeojornada da Operação Primatas: Desafios para a Conservação de Primatas Amazônicos

por Sandra Sedini - publicado 14/09/2020 13:15 - última modificação 07/10/2020 14:09

Detalhes do evento

Quando

de 02/10/2020 - 14:00
a 02/10/2020 - 17:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Brasil possui a maior riqueza de primatas no mundo, com cerca de 150 espécies. Destas, 35 estão  ameaçadas de extinção, sendo 6 Criticamente em Perigo, devido ao desmatamento e à caça, entre outros impactos. A Operação Primatas é uma iniciativa interinstitucional que se propõe a catalizar a implementação dos Planos de Ação Nacionais para a conservação das espécies ameaçadas, coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverside (ICMBio).

Essa atuação consiste na divulgação de informações e no apoio a ações efetivas para a reversão desse quadro, sempre em colaboração com as instituições e profissionais que trabalham para a conservação dos primatas no Brasil. Com essa finalidade, a Operação Primatas elegeu como de alta prioridade as ações em relação às espécies de primatas mais ameaçadas de extinção, especialmente aquelas cuja sobrevivência está em situação crítica.

As videojornadas da Operação Primatas têm como finalidade apresentar as ações práticas e discutir as prioridades desta iniciativa. Nesta segunda edição, o foco será nos primatas amazônicos, destacando projetos e trabalhos para a sua conservação.

A Amazônia brasileira abriga mais de 100 espécies de primatas, com novas sendo descobertas a cada ano. Destas, 16 estão ameaçadas extinção, principalmente aquelas que ocorrem ao longo da região conhecida como arco do desmatamento. As queimadas que destroem essas florestas, aumentam os riscos para estes primatas.

Nesta II Videojornada da Operação Primatas, o Instituto de Estudos Avançados da USP e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio recebem alguns dos mais experientes e atuantes pesquisadores brasileiros que trabalham pela conservação dos primatas da Amazônia. Após as apresentações, haverá oportunidade para discussão dessas iniciativas e das prioridades para a conservação dos primatas amazônicos.

O encerramento contará com os comentários da Prof Dra Karen Strier, professora da Universidade de Winconsin, Presidente da Sociedade Internacional de Primatologia e homenageada com o primeiro Prêmio Operação Primatas durante a I Videojornada.

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação

Programação

14h

Abertura

Guilherme Ary Plonski (Diretor do IEA)

José Pedro de Oliveira Costa (Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação do IEA)

Leandro Jerusalinsky (Coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB, Presidente da Sociedade Latinoamericana de Primatologia - SLAPrim e Vice-Presidente para o Brasil do Grupo Especialista em Primatas da IUCN)

14h20

Panorama sobre os Primatas Amazônicos: diversidade, ameaças e lacunas de conhecimento

Wilson R. Spironello, Grupo de Pesquisa de Mamíferos Amazônicos (GPMA) /Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

14h40

Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas Amazônicos

Renata Bocorny de AzevedoCentro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio/CPB)

15h

Desafios para a conservação de macaco-aranha-de-cara-branca no arco do desmatamento

Gustavo CanalePresidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Grupo de Ecologia Aplicada (GECA)

15h20

Pesquisa e conservação do caiarara Ka’apor (Cebus kaapori) na Reserva Biológica do Gurupi

Tatiane dos Santos Cardoso, Museu Paraense Emílio Goeldi (PCI/MPEG)

15h40

É possível conciliar o manejo de caça e a conservação de primatas na Amazônia?

Lisley Pereira LemosInstituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDMS/OS) e Rede de Pesquisa em Diversidade, Conservação e Uso da Fauna na Amazônia (RedeFauna)

16h

Conservação do Sauim-de-coleira: histórico, PAN e perspectivas

Marcelo GordoProjeto Sauim-de-Coleira/Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

16h20

Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia: impactos do fogo sobre primatas ameaçados

Leandro Jerusalinsky, Coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio/CPB), Presidente da Sociedade Latinoamericana de Primatologia (SLAPrim) e Vice-Presidente para o Brasil do Grupo Especialista em Primatas da IUCN

16h40

Debate

17h

Encerramento

Russel Mittermeier (Universidade do Estado de Nova York, Presidente da Global Wildlife Conservation)

Karen Strier (Universidade de Winconsin, Presidente da Sociedade Internacional de Primatologia)