Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto

Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto

por Rafael Borsanelli - publicado 15/05/2017 17:50 - última modificação 07/06/2017 12:28

Detalhes do evento

de 02/06/2017 - 14:00
a 02/06/2017 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A conferência tratará do projeto imagineRio e as aplicações da tecnologia computacional na renovação dos estudos nas Humanidades. Conduzido por Farès el-Dahdah e Alida Metcalf, da Rice University, o projeto imagineRio apresenta-se na forma de um atlas que ilustra a evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história, tal como existiu e como foi imaginada. Vistas da cidade realizadas por artistas, mapas feitos por cartógrafos historiadores e plantas desenhadas por arquitetos – a partir de arquivos iconográficos, cartográficos e arquiteturais – estão, no atlas, localizados no tempo e no espaço; os dados visuais e espaciais a eles associados estão integrados em bases de dados e servidores incluindo uma biblioteca digital aberta, um sistema de informação geográfico, uma base de dados relacionais e um serviço web de conteúdos. Em sua apresentação, Farès el-Dahdah,  arquiteto e diretor do Humanities Research Center da Rice University também apresentará as possíveis aplicações do projeto na área denominada Humanidades Espaciais, entendida como novo modo de ensino e pesquisa nas Humanidades.

Farès el-Dahdah (Rice University)

José Teixeira Coelho Netto (ECA e IEA - USP)

Evento público, gratuito. Inscrição encerrada.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo