Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo de Debates: O Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Pública em São Paulo - Encontro I

por Larissa Barreto Cruz - publicado 11/11/2021 10:05 - última modificação 17/11/2021 12:16

Detalhes do evento

de 04/11/2021 - 14:30
a 04/11/2021 - 21:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Observatório de Políticas Públicas do TCMSP promove um ciclo de debates com autoridades públicas, gestores, pesquisadores e professores sobre o impacto da pandemia da COVID-19 em diferentes dimensões da Saúde Pública. As mesas-redondas trarão resultados de pesquisa, relatos de experiência e dados sobre as consequências da pandemia para a população do município e do estado de São Paulo, e do mundo.

Inscrição e Transmissão

Inscreva-se e acompanhe a transmissão do evento clicando aqui

4 de novembro de 2021

Mesa 1: O enfrentamento à pandemia em São Paulo e os desafios atuais

Conselheiro João Antônio (Conselheiro Presidente TCMSP)
Conselheiro Mauricio Faria (Conselheiro Dirigente da EGC/TCMSP)
Conselheiro Eduardo Tuma (Conselheiro Corregedor TCMSP)
Edson Aparecido (Secretário Municipal da Saúde)
Felipe Becari (Presidente da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo)
Xixo/Mauricio Piragino (Diretor Presidente da EGC/TCMSP)

16h às 18h

Mesa 2: Relações Familiares, Saúde Mental e Luto na Pandemia: os desafios ocultos na quarentena

Objetivo: A necessária quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, desde fevereiro de 2020, nos revelou desafios antes não pensados no cotidiano, dito antes como “normal”. O convívio familiar intenso combinado com o home-office, as crianças e adolescentes em casa, tendo atividades escolares restritas, muitas vezes estressadas, o medo do adoecimento, da morte, a falta de convívio com familiares e pessoas queridas, entre outras questões, trouxe um quadro de empobrecimento geral e, não só do ponto de vista econômico. Esses e outros fatores afetaram as relações sociais de todos e, por consequência, a nossa saúde mental.
Mediadora: Daniela Josefa da Silva Freitas (TCMSP/ETQC)
Palestrantes:

Profa. Michele Donizete Ferreira Borges (Uninove) - As Relações Familiares: Os desafios da quarentena e da pandemia
Prof. José Moura Gonçalves Filho (Instituto de Psicologia/ USP) - A Saúde Mental na Pandemia
Profa. Maria Helena Pereira Franco (PUC-SP) - Os Órfãos da Pandemia e o Luto: Como lidar com as perdas na pandemia?

19h às 21h

Mesa 3: O impacto da pandemia no perfil de morbimortalidade no contexto municipal, regional e internacional

Palestrantes:

Alessandra Pellini (CEInfo) - Indicadores morbimortalidade do MSP: Saúde em Dados

Rodrigo Guerino Stabeli (OPAS/ OMS) - Indicadores de morbimortalidade na pandemia: Contexto das Américas

André Médici (Observatório ANAHP) - Indicadores de morbimortalidade na pandemia panorama mundial e foco no Brasil

*O evento foi adiado, por razões técnicas e uma nova data será divulgada.