Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo de Debates: O Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Pública em São Paulo - Encontro IV

Ciclo de Debates: O Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Pública em São Paulo - Encontro IV

por Larissa Barreto Cruz - publicado 11/11/2021 10:05 - última modificação 17/12/2021 11:25

Detalhes do evento

Quando

de 16/12/2021 - 19:00
a 16/12/2021 - 21:00

Onde

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O ano de 2021 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde como o Ano Internacional dos Recursos Humanos em Saúde. Se antes da pandemia da COVID-19 o planejamento da força de trabalho em saúde já era uma questão central para muitos sistemas de saúde de acesso universal, a partir da pandemia as inequidades pré-existentes são agravadas pelos novos desafios que se sobrepõem, sem que os anteriores tenham sido equacionados.


No Brasil, o Conselho Nacional de Saúde recomenda, entre outras medidas: que seja garantida condição de trabalho digno, medidas de proteção individual e coletiva para os trabalhadores da saúde no enfrentamento à COVID-19, bem como a garantia de direitos, em especial para aqueles atualmente acometidos pela doença, em convalescença ou portadores de sequelas, sejam elas de qualquer natureza ou gravidade, independente do tipo de vínculo empregatício desses profissionais.

Esta Mesa de Debates tem como objetivo refletir, dar visibilidade e buscar consensos que possam orientar tomadores de decisão e políticas públicas aplicadas ao planejamento, valorização e educação permanente da força de trabalho em saúde, numa perspectiva global, nacional e tendo como estudo de caso a força de trabalho em saúde do SUS vinculada à Secretaria Municipal de São Paulo.

O Observatório de Políticas Públicas do TCMSP promove um ciclo de debates com autoridades públicas, gestores, pesquisadores e professores sobre o impacto da pandemia da COVID-19 em diferentes dimensões da Saúde Pública. As mesas-redondas trarão resultados de pesquisa, relatos de experiência e dados sobre as consequências da pandemia para a população de São Paulo e do mundo.

Inscrição e Transmissão

Inscreva-se e acompanhe a transmissão do evento clicando aqui

Programação

16 de dezembro de 2021
19h às 21h

Mesa 6: Profissionais e trabalhadores de Saúde: imprescindíveis

Abertura:
Ana Estela Haddad (NAP Escola da Metrópole – IEA/USP)


Pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da COVID-19 no Brasil. Reio de Janeiro: Fiocruz, 2020/2021 - Profa. Dra. Maria Helena Machado (Ensp/Fiocruz, NERHUS-DAPS e ObservaRH-ENSP)


Perfil da Força de Trabalho do SUS no município de São Paulo: desafios antes e depois da pandemia da COVID-19 - Dra. Patrícia Ferreira Pallota (COGEP/Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo)


Mediação:

Ana Estela Haddad

Alessandra Cristina Guedes Pellini