Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Imprensa e Poder: do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos

Imprensa e Poder: do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos

por Cláudia Regina - publicado 31/01/2018 09:35 - última modificação 11/05/2018 13:39

Detalhes do evento

de 25/04/2018 - 09:30
a 25/04/2018 - 11:30

Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em “Imprensa e Poder”, Jean-Yves Mollier lança algumas reflexões sobre a relação de grupos midiáticos com setores do Estado e das finanças na França contemporânea.

Partindo do paradigmático affaire Dreyfus, dos anos de 1897-1899, ele levanta outros eventos importantes, porém, nem sempre lembrados. Por exemplo, o escândalo dos “empréstimos russos”, revelado em 1918, em que a França endereçou, às escondidas, somas exorbitantes para a manutenção do Império Russo. Ou o “caso Hanau”, também conhecido como o “escândalo da banqueira”, que envolveu uma importante magnata da imprensa com jogatinas financeiras e a formação de cartéis que vieram à tona em 1928. E, ainda, o affaire Stavisky (1934), o qual culminou em uma profunda crise político-econômica, em meio a escândalos no alto escalão da política e o assassinato misterioso do scroc Alexandre Stavisky, “o belo Sacha”.

Em, seguida, o conferencista abordará a relação da mídia com o Estado dos anos de 1950 a 1980, antes de demonstrar as mudanças operadas pelo aparecimento de gigantescos conglomerados que dominam a imprensa e a edição contemporâneas.

Um debate sobre o poder da imprensa, partindo de um caso emblemático na história da opinião pública francesa, l’affaire Dreyfus, e se estendo para questões não menos espinhosas sobre o poder do dinheiro nas decisões midiáticas, parece muito oportuno nos tempos das redes sociais e das fake news.

Jean-Yves Mollier (Universidade de Versailles Saint-Quentin-em Yvelines/França)

Moderadora

Marisa Midori (ECA e IEA/USP)

Inscrições