Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Como o Índice Folha de Equilíbrio Racial Pode Contribuir para o Debate sobre as Múltiplas Desigualdades Raciais do Brasil

por Sandra Sedini - publicado 08/10/2021 10:45 - última modificação 16/11/2021 11:33

Detalhes do evento

de 14/10/2021 - 15:00
a 14/10/2021 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Na próxima quinta-feira, às 15 horas, a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade realizará o segundo evento do Ciclo Anual 2021-2022, o qual contará com as conferências dos autores do Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer), os pesquisadores do Insper, Alysson Portella, Sergio Firpo e Michael França (também colunista do jornal) e a mediação da repórter especial da Folha, Érica Fraga.

O evento também terá a participação do catedrático, Prof. Dr. Muniz Sodré, como debatedor, bem como dos professores André Chaves de Melo Silva e Claudio Tognolli e do jornalista Vinícius Mota, como comentaristas.

Durante o evento os pesquisadores explicarão a metodologia e os principais resultados do Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer). O indicador é uma ferramenta nova, que busca medir a desigualdade de oportunidades entre negros e brancos no acesso a melhores condições de vida nas 27 Unidades da Federação e nas cinco regiões do Brasil.

Expositores:

Alysson Portella, Pesquisador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper. Economista, com graduação pela UFRGS, mestrado pela UFMG e doutorado pelo Insper.

Michael França, Ciclista, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e colunista da Folha de S. Paulo. Economista com graduação pela Unesp, mestrado e doutorado pela USP. Foi pesquisador visitante da Universidade Columbia.

Sergio Firpo, Professor titular da Cátedra Instituto Unibanco do Insper. Economista, com graduação pela Unicamp, mestrado em Economia pela PUC-Rio, mestrado em Estatística e Doutorado em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Foi professor assistente dos departamentos de Economia da Universidade da Columbia Britânica e da PUC-Rio e professor associado da EESP-FGV.

Érica Fraga, Repórter especial da Folha. Tem graduação em Jornalismo pela UFRJ e mestrado em Economia Política Internacional pela Universidade de Warwick. Foi analista de América Latina da EIU (Economist Intelligence Unit). Vencedora dos prêmios Esso, Citi Journalistic Excellence Award e CNI.

Debatedor:

Muniz Sodré (Titular da Cátedra Otavio Frias Filho)

Comentários:

André Chaves de Melo Silva (Coordenador Acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Claudio Tognolli (Professor da Escola de Comunicação e Artes, USP)

Vinícius Mota (Secretário de Redação da Folha de São Paulo)

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação