Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência

por Sandra Sedini - publicado 18/04/2017 11:55 - última modificação 14/04/2022 14:50

Detalhes do evento

de 15/05/2017 - 08:00
a 15/05/2017 - 18:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Grandes desafios do conhecimento do século XXI para a humanidade encontram-se nas interfaces entre disciplinas e demandam abordagens inovadoras de caráter multi, inter e transdisciplinar. A complexidade dos tempos atuais exige esforços no sentido de trazer a interdisciplinaridade e a inovação para os processos de formação qualificada de recursos humanos e de produção do conhecimento, enquanto concepção e método de trabalho.

A institucionalização da interdisciplinaridade, enquanto processo, exige interação entre diferentes ramos do conhecimento e entre profissionais, o que abre e amplia perspectivas para a inovação. A interdisciplinaridade pressupõe uma forma de produção do conhecimento que implica trocas teóricas e metodológicas, geração de novos conceitos e metodologias, visando atender a natureza múltipla de fenômenos complexos, o que extrapola o pensamento estritamente disciplinar e a compartimentação dos saberes. Deste modo, a interdisciplinaridade coloca para cada indivíduo e grupo a necessidade de esforços contínuos, de forma a avançar além das próprias fronteiras, transcendendo sua própria especialidade e ampliando seu olhar para outros saberes.

Desde a criação da Área Multidisciplinar na Capes, em 1999, tem se observado importantes avanços rumo à consolidação da interdisciplinaridade em universidades brasileiras.  Entretanto, apesar dos avanços, ainda são encontrados na comunidade acadêmica e científica hábitos enraizados na tradição disciplinar, muitas vezes limitando suas contribuições à ciência, o que cobra aperfeiçoamentos e mudanças na produção de conhecimento, implicando tanto transformações individuais, como institucionais, essenciais para a construção de ambientes de inovação.

O Encontro se propõe a refletir sobre o desafio de construir com a comunidade acadêmica e científica, -envolvendo universidade, governo, empresa e sociedade civil-, respostas para demandas da sociedade, gerando conhecimentos que contribuam para o equacionamento e solução de problemas e oportunidades, indicando novas possibilidades com relação ao pensar, organizar e produzir ciência em universidades interessadas em excelência.

O evento tem como expectativa promover entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares, que ampliem o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favoreçam a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulem inovação, e consequentemente, contribuam para o desenvolvimento de Universidades de excelência.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Arlindo Philippi Jr (IEA, FSP - USP), Amanda Silveira Carbone (FSP-USP), Gerson Yukio Tomanari (Pró-Reitoria de Graduação - USP), Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (Pró-Reitoria de Pesquisa - USP), Karin Regina de Casas Castro Marins (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP), Larissa Ciccotti (FSP/-USP), Luiz Bevilacqua (IEA-USP, COPPE-UFRJ), Marcio de Castro Silva Filho (Pró-Reitoria de Pós-Graduação - USP), Mary Lobas de Castro (FSP-USP), Michelle de Fátima Ramos (FSP-USP), Sandra Sedini (IEA-USP), Sonia Maria Viggiani Coutinho (FSP-USP).

Pró-Reitoria de Pós-Graduação - USP

Pró-Reitoria de Pesquisa - USP

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP

Pró-Reitoria de Graduação - USP