Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Instrumentos de Financiamento da Cidade e Urbanismo Social

por Sandra Sedini - publicado 15/05/2018 14:05 - última modificação 11/09/2019 11:22

Detalhes do evento

de 12/09/2018 - 09:00
a 12/09/2018 - 17:00

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Debate acerca da viabilização do desenvolvimento urbano lato senso, como financiar a transformação mais equilibrada territorialmente de nossas cidades e de promoção do “urbanismo social”, instrumentos de financiamento do desenvolvimento urbano com inclusão sócio-territorial.

O urbanismo gerando valor e as formas de mobilização e captura da valorização do solo, as contribuições por melhoria e os instrumentos não tributários de financiamento de projetos urbanos e de promoção do urbanismo social.

As políticas públicas urbanas de promoção e viabilização da qualificação da cidade em suas dimensões social, urbana, econômica e ambiental compreendidas de forma sistêmica.

Os instrumentos de financiamento da cidade abordados na rede de pontos que se devem conectar objetivando a viabilidade das cidades globais brasileiras com o desejável desenvolvimento socio-territorial mais equilibrado.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU, o Ciclo de Seminários UrbanSus: Sustentabilidade Urbana tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo para boas práticas compartilhando soluções sustentáveis urbanas, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. Há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.

O ciclo é promovido pelo Programa USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, com o propósito de contribuir para maior compreensão e propagação da temática da sustentabilidade entre academia, sociedade e setor público, como estímulo à construção de uma cultura da sustentabilidade.

Carlos Leite (FAU Mackenzie e IEA-USP)

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Victor Carvalho Pinto (Senado Federal)

Miguel Bucalem (USP Cidades e EP - USP)

Paula Santoro (FAU USP)