Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Intelectuais em Tempos de Crise: a Batalha das Ideias, a Democracia e o Pluralismo

por Sandra Sedini - publicado 14/06/2022 17:05 - última modificação 31/08/2022 09:31

Detalhes do evento

de 08/09/2022 - 15:00
a 08/09/2022 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Neste oitavo evento do Ciclo Anual 2021-2022, a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade contará com a participação do jornalista, escritor e professor da Universidade Federal Fluminense, Dênis de Moraes. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França) e no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO, Buenos Aires, Argentina).  Moraes é autor e organizador de diversos livros, publicados no Brasil e no exterior, entre os quais Sartre e a imprensa (2022), Crítica da mídia e hegemonia cultural (2016), Mídia, poder e contrapoder (com Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, 2013), O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos (2012) e Combates e utopias: os intelectuais num mundo em crise (2004).

Esta conferência será dedicada à reavaliação crítica do papel dos intelectuais num mundo atravessado por crises, incertezas e desafios à democracia. O ponto de partida será uma análise da reconfiguração do campo intelectual e das condições objetivas para a batalha das ideias à luz dos complexos processos histórico-sociais contemporâneos.

Trata-se de examinar linhas predominantes, dilemas e perspectivas que envolvem a produção do conhecimento crítico numa época de acirramento das disputas pela hegemonia, na qual a liberdade de expressão e o pluralismo se veem, muitas vezes, em risco. Em tal contexto, as formas tradicionais de participação da intelectualidade no debate público vêm se alterando, sobretudo com a ocupação de espaços de opinião nos principais meios de difusão pelos chamados “intelectuais midiáticos”.

Exposição:

Dênis de Moraes (jornalista e escritor)

Debatedor:

Muniz Sodré (titular da Cátedra Otavio Frias Filho)

Coordenação:

André Chaves de Melo Silva (coordenador acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Vinícius Mota (secretário de redação da Folha de S. Paulo)

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação