Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / IV Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte - Tecnologias, Patrimônio e Políticas Públicas

por Rafael Borsanelli - publicado 29/04/2019 17:10 - última modificação 12/02/2020 15:45

Detalhes do evento

de 27/11/2019 - 10:00
a 29/11/2019 - 11:00

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A quarta edição do Encontro Interdisciplinar em Sociologia do Esporte tem como objetivo aprofundar algumas temáticas referentes às práticas esportivas e suas significações culturais, questionando o seu papel como indicador de repertórios de identidade num universo assinalado por disputas políticas e simbólicas. A discussão será centrada em torno de três eixos temáticos: tecnologias, patrimônio e políticas públicas.

A intenção é apresentar uma reflexão sobre o esporte na sociedade contemporânea, promovendo a melhoria e a interação da produção científica e tecnológica nacional, com a cooperação científico-acadêmica destinados à pós-graduação e parceiros internacionais.

Tendo em vistas as temáticas que serão desenvolvidas pelos palestrantes, pretende-se também promover a divulgação da produção científica e tecnológica incentivando a inovação e a geração de conhecimentos, com parcerias e produtos, como a publicação, a partir das exposições, do livro eletrônico "Esporte: organização e entidades", e que estará disponível no Portal de Livros Abertos e Livres da USP.

Evento público e gratuito | Com inscrições prévias

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

27 de novembro, quarta-feira

10:00
Solenidade de abertura
Diretor do Instituto de Estudos Avançados
Coordenadores do Evento
10:30
Conferência de Abertura: New Development Frontiers? The Role of Youth, Sport and Cultural Interventions
Richard Giullianotti (Loughborough University)
Moderador: Billy Graeff (FURGS)
12:00 Intervalo
14:00
Mesa-Redonda Engenharia, Inteligência Artificial, Estratégias de Prova, Novos Conhecimentos Científicos, Como tudo isso é Aplicado ao Esporte?
Flávio Pires (EACH/USP)
Márcio Goethel (EACH/USP)
Luis Mochizuki (EACH/USP)
Moderador: Fernando Henrique Magalhães (EACH/USP)
16:00
Histórias do Esporte
Diego Gutierrez (FEF-UNICAMP)
Moderador: Renato Marques (EEFERP-USP)

28 de novembro, quinta-feira

10:00
Mesa redonda: “Realidade Virtual na Atividade Física: Atualidades e Perspectivas Futuras"
Judith Erica Deutsch (Rutgers Behavioral and Health Sciences)
Moderador: Carlos Bandeira de Mello Monteiro (EACH/USP)
12:30 Intervalo
14:00
Mesa redonda: “Esporte Adaptado: Viés de uma Organização Facilitadora ao Contexto Inclusivo”
Moderador: Gustavo Gutierrez (FEF-Unicamp)
16:00
Mesa-Redonda "Políticas Públicas: Patrimônio e Ações Sociais no Esporte"
Camila Chagas Aderaldo (Museu do Futebol)
Billy Graeff (FURGS)
Moderador: Douglas Roque Andrade (EACH-USP)

29 de novembro, sexta-feira

09:30
Mesa redonda: “Arquibancadas políticas: dilemas e perspectivas do associativismo torcedor”
Alex Minduín (Associação Nacional de Torcidas Organizadas)
Moderador: Flávio de Campos (Ludens-USP)
11:00
Encerramento

Histórico do Encontro

Os três eventos anteriores foram realizados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Como no formato proposto nesta quarta edição, todas foram gratuitas, com apoio logístico e material do Ludens e do CNPq (Chamada ME/CNPq Nº 091/2013 – Seleção pública de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, voltados para o desenvolvimento do Esporte em suas diferentes dimensões).

Para além das apresentações, foram publicados três livros, um por evento, todos com acesso aberto no Portal de Livros Abertos e Livres da Universidade de São Paulo. Na primeira edição, realizada no dia 10 de setembro de 2013, discutiu-se a interfaces entre esporte e sociedade com enfoque do futebol, por conta da Copa do Mundo da FIFA de 2014 no Brasil; foram discutidos os seguintes temas: (1) Times de futebol de médio porte no Brasil: da transformação de finalidade ao movimento de realocação de algumas equipes; (2) Análise do cumprimento do Estatuto do Torcedor em estádios de futebol; (3) Ação governamental, gasto público e os megaeventos esportivos: Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíada 2016.

Na segunda edição, ocorrida em 10 de novembro e 2014, promoveu-se uma discussão mais ampla do esporte e as possíveis interpretações da sociologia, com as seguintes temáticas: (1) Sociologia do esporte como campo conceitual; (2) Esporte e complexificação sistêmica, e (3) Interdisciplinaridade em sociologia do esporte.

Na terceira edição, ocorrida em 19 de outubro de 2016, foi discutido aspectos filosóficos, sociais, políticos e econômicos do esporte, com este tema amplo destaco os seguintes temas: (1) Campo esportivo; (2) Corpo, imagem e deficiência; (3) Gestão e políticas públicas, políticas internacionais e políticas sociais no esporte; (4) Esporte, gênero e sociedade; (5) Esporte como fator de identidade nacional.

Atendemos cerca de 300 pessoas, com 26 palestrantes, 3 livros publicados, com 42 capítulos de acesso aberto para os pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e professores da escola pública.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

registrado em: ,