Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciência e Esporte: O Judô Como Modelo de Esporte de Alto Rendimento no Brasil

Ciência e Esporte: O Judô Como Modelo de Esporte de Alto Rendimento no Brasil

por Sandra Sedini - publicado 16/11/2017 15:20 - última modificação 17/11/2017 10:19

Detalhes do evento

de 20/11/2017 - 08:00
a 20/11/2017 - 18:00

Auditório da EEFERP/USP, Av. Bandeirantes, 3900 Monte Alegre, Ribeirão Preto

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A USP mantém cursos de graduação e pós-graduação diretamente relacionados com a Educação Física e o Esporte, em três unidades distintas (EEFE, EEFERP e EACH), além de possuir outras unidades e cursos com interface com o Esporte (por exemplo: Fisioterapia, Psicologia e Medicina, apenas para citar alguns).

O nível de excelência em pesquisa na área de Sport Sciences (conforme classificação do Web of Science) é demonstrado por sua liderança em produção acadêmica nesta área: cerca de 25% de toda aprodução nacional nesta área advém de pesquisadores da USP; dentre os 10 pesquisadores brasileiros mais produtivos nesta área, seis são professores da USP. Recentemente, o ranking de Shangai indicou a USP como a 22a instituição na área de Sport Sciences, ao passo que o curso de Esporte da USP foi considerado o 31o do mundo. Portanto, a USP reúne excelentes condições para contribuir academicamente para o desenvolvimento do Esporte Nacional.

Por sua vez, o Judô possui histórico diretamente relacionado com o ambiente universitário, dado que seu fundador, Jigoro Kano, vinculou sua criação como meio de educação. Adicionalmente, Jigoro Kano foi professor universitário e é considerado uma das figuras mais importantes da história da Educação Física e do Esporte japoneses. Entre suas maiores contribuições, além da criação do Judô, estão o desenvolvimento de instituições para formação de professores de Educação Física e o fato de ter sido o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional.

No Brasil, o Judô é uma das modalidades olímpicas mais bem sucedidas, com um total de 22 medalhas em Jogos Olímpicos. O primeiro pódio olímpico do Judô foi conquistado em 1972, com o bronze de Chiaki Ishii, em Munique. É importante destacar que a primeira final olímpica do Judô disputada por um brasileiro foi realizada pelo USPiano Douglas Eduardo de Brito Vieira, então estudante da EEFE/USP e, posteriormente, professor tanto da EEFE/USP quanto do CEPEUSP. Contudo, embora o Brasil tenha avançado na produção de conhecimento em Ciência do Esporte e alcançado expressivos resultados em competições internacionais, ainda existe muita dificuldade no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos nesses dois ambientes produtivos, em grande parte devido à falta de integração entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, resultando em enormes perdas para os dois lados.

Assim, considerando o perfil da USP na área de Ciência do Esporte e o expressivo desempenho do Judô Brasileiro no âmbito internacional, a interação recíproca entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, com transferência mútua de conhecimentos entre ambas, poderia resultar no fortalecimento das relações entre a USP e a comunidade que atua nesta modalidade, trazendo benefícios para todos os envolvidos e servir de modelo para outras iniciativas de aproximação da universidade com o Esporte em geral.

Desta forma, o presente Workshop propõe uma aproximação da USP com a Comunidade do Judô Brasileiro, procurando estabelecer uma colaboração de reciprocidade benéfica para todos, com uma programação que inclui a discussão de temas de relevo para o Judô, entre participantes das duas Comunidades.

Organizadores:
Tito José Bonagamba (IFSC/USP), Emerson Franchini (EEFE/USP), Cristiano Roque Antunes Barreira (EEFERP/USP), Marcelo Papoti (EEFERP/USP), Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (IQSC/USP e PRP/USP), Cleber do Carmo (FPJ/RP), Matheus Theotônio da Silva (CBJ) e Ruan Felipe de Oliveira Neves (USP/SC)

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 28 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares e o objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade.

Evento público e gratuito | Com inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo

IEA

12a MOGIANA F. P. JUDÔ

CBJ Brasil