Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Justiça Social e Direitos Humanos: Reconhecimento dos Direitos Sociais Além dos Estados-Nação

por Sandra Sedini - publicado 03/10/2016 08:55 - última modificação 26/04/2021 18:32

Detalhes do evento

de 20/10/2016 - 14:00
a 20/10/2016 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar,, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Será discutido o estado atual da cultura democrática no âmbito do debate filosófico global, levando-se em conta os desafios democráticos atuais.

A análise das atuais estruturas legais internacionais pode explicar os limites da influência legal esperada dos Estados-nação no exterior. Ela poderia fornecer motivação para a política de reconhecimento, a fim de criar mecanismos reguladores supranacionais e globais em favor da justiça social. Parece ser a dinâmica do desenvolvimento histórico do não-reconhecimento não resolvidos nos níveis nacional e internacional para os níveis supranacionais e globais de reconhecimento. Agentes sociais insatisfeitos por soluções internacionais contemporâneas poderiam ser transformados em sujeitos de mudança social que requerem novas estruturas institucionais supranacionais e globais de justiça social.

Os conceitos e categorias iluminados pelas teorias filosóficas do reconhecimento de Nancy Fraser e de Axel Honneth, além de mostrar os seus limites, pela via da do estudo das políticas de reconhecimento em relação à teoria social e legal e os documentos jurídicos internacionais mais relevantes.

Expositor:

Marek Hrubec

Coordenador:

Eduardo Bittar

Evento aberto ao público, em inglês, sem tradução e gratuito.

Capacidade da sala: 55 lugares

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo