Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento do livro "Reconceptualizing International Investment Law from the Global South"

por Thaisa Carvalho - publicado 19/09/2018 13:35 - última modificação 13/11/2018 16:44

Detalhes do evento

de 09/10/2018 - 10:00
a 09/10/2018 - 12:00

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio,109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Michelle Ratton Sanchez Badin (FGV/SP) e Fábio Morosini (UFRGS), editores do livro, e alguns convidados participarão do lançamento da publicação, a qual discute mudanças no arcabouço regulatório internacional de investimentos como parte de esforço mais amplo para reformar a ordem econômica internacional.

Segundo os autores, países no Norte e no Sul estão repensando a atual ordem econômica, com o objetivo de avançar nos interesses nacionais e em orientações econômicas que lhes sejam mais apropriadas.

Enquanto alguns países do Norte procuram criar espaços institucionais alternativos a fim de promover políticas neoliberais mais efetivamente, alguns países do Sul estão crescentemente céticos com essa versão de ordem econômica e têm experimentado versões outras de ordenamentos jurídicos que nem sempre se alinham bem com as versões "mainstream promovidas pelo Norte”.

Embora se reconheça que há diferenças entre os regimes de investimentos propostos por países do Sul, identificam-se fatores comuns que podem eventualmente funcionar como pilares de uma ordem econômica alternativa.

O livro analisa movimentos contemporâneos a partir de países do Sul que questionam o direito dos investimentos e procura evidenciar as estruturas e institutos jurídicos alternativos que estão sendo propostos. Mesmo diante de um quadro de grande diversidade de motivações e reformas regulatórias, o livro apresenta movimentos que ampliam as categorias tradicionais e universais do Direito Internacional Econômico, abrindo novos horizontes para o campo.

Michelle Ratton Sanchez Badin (FGV/SP)

Fábio Morosini (UFRGS)

George Galindo (UNB)

Maria Hermínia Tavares (USP)

Yi Shin Tang (USP)

Mediação

Diogo Rosenthal Coutinho (FD-USP e Programa Ano Sabático 2018)

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 60 pessoas

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo