Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Há uma Recessão Democrática no Mundo?

Há uma Recessão Democrática no Mundo?

por Cláudia Regina - publicado 13/04/2017 13:35 - última modificação 11/05/2018 10:38

Detalhes do evento

de 12/05/2017 - 09:00
a 12/05/2017 - 12:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Lançamento da 2ª Coletânea da Democracia

Por mais que a democracia brasileira venha evoluindo e se desenvolvendo durante as últimas décadas, ainda estamos longe de um patamar ideal. Já tivemos boas conquistas e avanços, mas será necessário muito esforço para atingir uma verdadeira consolidação proporcionando um diálogo frutífero e equilibrado entre os nossos principais atores. E, para obter esse amadurecimento, é necessário difundir conhecimento.

Com esse objetivo, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia organiza, na ocasião do lançamento da 2ª Coletânea da Democracia*, uma conferência com Larry Diamond, pesquisador da Universidade de Stanford e autor de uma das obras da coleção do Instituto Atuação.

Abertura e Apresentação

José Álvaro Moisés (FFLCH, IEA e NUPPs - USP)

Conferencista

Larry Diamond (Universidade de Stanford)

Comentarista

Sérgio Fausto (Fundação Fernando Henrique Cardoso)

Sobre a coletânea

A coletânea, composta por obras internacionalmente reconhecidas e de grande impacto, pretende propagar conceitos-chave ligados ao tema, buscando criar alicerces comuns e fortalecer a cultura democrática.

1. "Para Entender a Democracia”, por Larry Diamond

Considerando a sua complexidade, o aprimoramento da democracia pode se desdobrar em inúmeras questões. Entram em cena temas como a avaliação da sua qualidade, a investigação do seu declínio e a luta pela sua sobrevivência. Ao longo de décadas, Larry Diamond tem enfrentado esses diferentes aspectos, em um trabalho sintetizado na presente obra. Composta por um arranjo inédito de artigos, selecionados pelo Instituto Atuação em parceria com o autor, "Para Entender a Democracia" confere assim um panorama amplo relacionado à matéria.

2. “O Que é Democracia?”, por Giovanni Sartori
Embora sua aparência seja simples, o título da presente obra reflete uma das perguntas mais complexas da sociedade contemporânea. Afinal, o que é democracia? Ao longo das páginas, Giovanni Sartori procura enfrentar esse dilema, analisando de forma crítica diferentes discursos relacionados à questão. Nesse caminho, expõe os ganhos e os vícios de cada uma dessas alternativas, compondo um quebra-cabeça com inúmeras peças.

3. “Estado de Direito e Democracia”, por Ernst W. Böckenförde
Ao longo das últimas décadas, observamos uma constante tensão entre aspectos essenciais para a estrutura da nossa sociedade: a autonomia do sistema jurídico e a vontade comunitária; a força normativa do ordenamento positivo e as exigências ao seu redor; enfim, o Estado de Direito e a Democracia. Em sua trajetória acadêmica, Ernst-Wolfgang Böckenförde procurou constantemente costurar possibilidades e alternativas para esse dilema. A presente obra sintetiza boa parte desse pensamento, conferindo contornos relevantes para o estudo da política e do Direito Constitucional e merecendo atenção.

4. “O Antigolpe”, por Gene Sharp e Bruce Jenkins
Procurando construir e garantir perenidade a sociedades democráticas, Gene Sharp se dedicou por décadas ao estudo das ações e das lutas. Em O Antigolpe, Sharp e Jenkins partem de uma premissa central: a efetivação de um golpe de Estado (coup d'état) ocasionaria um risco à democracia, formando um ambiente de instabilidade e abrindo as portas para regimes ditatoriais. Diante disso, os autores propõem um diagnóstico amplo, voltado a evitar essa espécie de movimento.

*As coletâneas serão vendidas a R$ 50,00 e autografadas por Diamond. Serão aceitos como forma de pagamento dinheiro e cartões de débito e crédito. Observamos que esse valor será adotado excepcionalmente para os eventos de lançamento na Fecomercio, dia 11 de maio, e no IEA.

Evento público e gratuito. Inscrição encerrada.

Público on-line não há necessidade de inscrição

Haverá tradução simultânea

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo