Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Religião Urbana: uma Abordagem Histórica

Religião Urbana: uma Abordagem Histórica

por Sandra Sedini - publicado 24/11/2022 15:55 - última modificação 13/12/2022 12:11

Detalhes do evento

de 08/12/2022 - 14:00
a 08/12/2022 - 17:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Debate de lançamento do livro de Jörg Rüpke

O livro “Religião Urbana: uma abordagem histórica” de Jörg Rüpke, recém publicado em português pela Editora Appris (2022), demonstra como as mudanças importantes da religião podem ser melhor compreendidas como resultado da dialética dos imaginários da cidade e da religião.

Essa afirmação geral é argumentada de maneira exemplar para o mundo mediterrâneo antigo, desde o Período Helenístico até o final do Período Imperial Romano e, nesse sentido, para a cidade de Roma em particular. Muitas características da religião antiga seriam mais plausivelmente compreendidas como o resultado de efeitos e usos específicos do espaço e de suas bases sociais e cognitivas do que como características inerentes de uma “religião” específica.

Coordenação:

Vagner Carvalheiro Porto (Programa Ano Sabático) e Maria Cristina N. Kormikiari (MAE/USP)

Exposição:

Jörg Rüpke (Centro Max Weber de Estudos Culturais e Sociais Avançados/Universidade de Erfurt)

Adriene Baron Tacla (DH/UFF)

Alessandro Gregori (Larp-MAE-FE/USP)

Moderação:

Maria Cristina N. Kormikiari (MAE/USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento híbrido em inglês e português (Veja a programação)

Capacidade da sala: 30 lugares

A conferência de Jörg Rüpke será proferida em inglês, sem tradução.

Os demais palestrantes, farão suas exposições em português.